Meio Bit » Arquivo » Indústria » Google lança Android for Work para clientes corporativos

Google lança Android for Work para clientes corporativos

Google apresenta Android for Work, programa que oferece ferramentas corporativas a fim de transformar cada robozinho um aparelho apto para uso em empresas

9 anos atrás

android

O Google pode se gabar com razão de estar vendendo Androids a rodo. Em 2014 o número de robozinhos comercializados ultrapassou o montante de todos os smartphones vendidos em 2013, para se ter uma ideia. Então por que não aproveitar e introduzir seu sistema em mais um ambiente — o corporativo — e ao mesmo tempo já ter milhões de aparelhos habilitados?

É essa a proposta do Android for Work, um programa que tem como objetivo introduzir um ecossistema completo de serviços, aplicativos e perfis para o mundo dos negócios, separando o perfil profissional do pessoal.

Todo mundo leva seu próprio dispositivo para o trabalho há tempos, mas a política do BYOD (bring your own device) esbarra em alguns parâmetros de segurança importantes. Na maioria das vezes as empresas preferem fornecer aparelhos móveis para seus funcionários, ao que muitos agradecem na maioria das vezes: basta desliga-los no fim de semana e/ou fora do horário de trabalho para não ter que aguentar aporrinhações constantes do chefe quando menos se espera.

Voltando: o Google está se empenhando em permitir que cada Android no mercado se torne uma ferramenta de trabalho com uma suíte corporativa segura, que é aa ideia por trás do programa Android for Work. Ele conta com parceiros de peso como SAP, BlackBerry (que está lentamente se movendo do mercado mobile e focando mais em empresas), Citrix e Adobe e fornece meios para que os usuários usem seus próprios aparelhos de maneira segura, mantendo o conteúdo corporativo completamente separado do perfil pessoal.

O perfil de trabalho utiliza o suporte multiusuário do Android 5.0 Lollipop de modo a isolar completamente os dados corporativos. Mas isso não quer dizer que versões anteriores ficarão de fora: o app Android for Work para o Ice Cream Sandwich e o KitKat oferecem acesso seguro a e-mail, calendário, contatos, documentos, apps dedicados e navegação já que os sabores antigos do robozinho não são suporte a mais de um perfil.

O Google vai fornecer versões dos apps para trabalho separadas das normais e simplificará a distribuição do programa para empresas, de modo a popularizar a iniciativa rapidamente. E claro, o movimento de Mountain View bate de frente com o acordo entre Apple e IBM, voltado para o mesmo fim. Portanto o novo round da briga entre as duas companhias se dará no ambiente corporativo.

Fonte: G.

relacionados


Comentários