Meio Bit » Arquivo » Ciência » Teia artificial pode ser melhor do que ordenhar aranhas

Teia artificial pode ser melhor do que ordenhar aranhas

Malditas aranhas! Ok, mesmo assim pra alguma coisa elas servem. Cientistas estão estudando a seda aracnídea para criar materiais dignos de ficção científica. Espero que um deles seja um chinelo futurista ultra-resistente para matar caranguejeiras.

9 anos atrás

jackblack

Teias de aranha estão entre as substâncias mais incríveis produzidas pela evolução, a ponto de os cabos desenhados nas primeiras histórias do Homem-Aranha serem completamente desnecessários. Para dar uma idéia, veja como este paper detalhando uma pesquisa sobre o papel das proteínas nas teias começa:

Teias de aranha são fibras protéicas mágicas com 5 vezes a força do aço e capacidade de esticar 5 vezes seu comprimento sem arrebentar!”

Quando um cientista começa chamando algo de mágico, no mínimo está empolgado, e com razão. Teias de aranha são um material utilíssimo, mas há o problema da produção. Bichos da seda costumam ser bem mais pacíficos, e produzem casulos. Coletar teia de aranha significa pegar as bichinhas vivas, puxar o fio com uma pinça, enrolar em um carretel enquanto um inseto (EU SEI EU LI HOMEM-ARANHA) pucto nas calças se debate, esperando o menor vacilo pra cravar os dentes (EU SEI) na sua mão.

Multiplique isso por 3.843.434.093.094 aranhas, o necessário pra produzir uns 3 g de seda, e se torna inviável.

Cientistas então criaram o…

1291144480-spidergoat

O Bode-Aranha é um bode (a rigor uma cabra) transgênico com DNA de aranha misturado em seu genoma. Com isso ele, digo ela produz em seu leite algumas proteínas de teia de aranha, e então os cientistas conseguem muito mais proteína pra trabalhar. Mesmo assim é complicado: só uma empresa, a Nexia Biotecnologias conseguiu produzir seda de aranha com essa tecnologia.

Eles patentearam o BioSteel, uma fibra que seria de 7 a 10x mais resistente que o aço, capaz de esticar 20x seu tamanho sem se romper e consegue resistir a temperaturas de – 20 ºC a 330 ºC.

Infelizmente a tecnologia deles, assim como Ruby, não escala, e faliram em 2009.

Teias de aranha são bem mais complexas do que uma simples proteína. Aranhas produzem diversos tipo de teias para diversos tipos de uso, e além da composição química variável a própria estrutura física da teia varia. Digamos assim, é complicado reproduzir mecanicamente isto:

f5fa1d0eb2

São as fiandeiras de uma aranha, e como você não vai dormir mais mesmo, outra:

Web

Eu sei, parece o Sarlacc.

As pesquisas continuam, talvez não consigamos um material tão eficiente quanto a teia natural, mas se na pior das hipóteses for tão resistente quanto kevlar ou aço, e pesar a metade, já será um ganho e tanto. Acima de tudo se dominarmos a produção de proteínas da seda de forma transgênica, poderemos finalmente matar todas as aranhas da Terra, livrando o Universo desses bichos malditos.

Fonte: PS.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários