Meio Bit » Baú » Fotografia » Mestres da Fotografia e suas maiores criações

Mestres da Fotografia e suas maiores criações

Fotógrafo Tim Montoani lança livro onde retrata os responsáveis pelas fotos mais icônicas da história.

11/02/2015 às 15:50

Behind Photographs (1)

A ideia pode parecer simples, mas sempre achamos isso depois que alguém colocou tal ideia em prática. O fotógrafo Tim Montoani começou a desenvolver esse projeto em 2006 quando alugou uma Polaroid 24 × 30 para registrar imagens dos fotógrafos Jim Marshall e Michael Zagaris. A Unidade Formal não tem complicação nenhuma. Cada fotógrafo é retratado segurando a sua foto mais famosa. Pode parecer simples, mas se trata de você conhecer o autor daquela foto que todo mundo reconhece, mas ninguém nunca se preocupou em saber quem fez.

Depois de anos fotografando, e de ter registrado mais de 150 fotógrafos, Mantoani lançou no começo de 2012 o livro Behind Photographs - Archiving Photographic Legends onde conta toda essa história através de imagens espetaculares. O mais interessante é que a própria câmera escolhida para fazer o ensaio já é uma relíquia.

Behind Photographs (7)

Em 1976 a Polaroid decidiu construir uma câmera de grande formato que se utilizasse de filme instantâneo. A iniciativa foi planejada para mostrar a qualidade excepcional do filme profissional colorido Polacolor II que seria disponibilizado para o público em chapas de tamanho de 8 × 10 polegadas.

Entre 1977 e 1978 a Polaroid construiu 5 câmeras deste tipo. Elas são montadas em aço e madeira e trabalham com fotogramas de 20 × 24 polegadas. Como parte da ação de marketing, a Polaroid construiu um estúdio em Ames Street, em Cambridge, onde convidou diversos fotógrafos famosos para experimentar o equipamento. Em troca, as imagens eram doadas para ficarem na exposição permanente que acontecia no local.

Behind Photographs (6)

Steve McCurry: Peshawar, Paquistão 1984

Behind Photographs (5)

Neil Leifer: Ali vs Liston - 25 de maio de 1965

Behind Photographs (4)

Lyle Owerko - 9/11

Embora seja gigantesca e o foco seja feita por um fole, o filme não é produzido em chapas (como em algumas câmeras de grande formato). Na realidade ele é feito em rolo, onde na parte interna temos o negativo (que vai ser exposto à imagem), na parte externa o positivo e entre eles a emulsão química para a revelação.

Na realidade, é como uma Polaroid compacta, só que em tamanho um pouco maior. Você faz a foto, espera um pouco e depois destaca a foto já em positivo finalizada. Neste ponto é impossível mesmo fazer retoques no Photoshop. Assim como no começo da fotografia, o resultado é uma cópia única. Tudo bem que já foi digitalizada e colocada na revista, mas o original se mantém e, daqui a alguns anos, vai valer uma grana preta.

Behind Photographs (3)

Jeff Widener - Pequim 1989

Behind Photographs (2)

Douglas Kirkland

Behind Photographs (8)

Nick Ut: June 8, 1972 Trang Bang Village

Até hoje algumas dessas câmeras ainda estão em uso e o 20×24 Studio é um ponto comercial que se utiliza da tecnologia para fazer retratos Fine Art com a câmera. Muitos retratos de divulgação de filmes Hollywoodianos famosos foram feitos por lá e a gente nem sabia.

Ficou interessado no livro? Infelizmente não existe previsão de lançamento no Brasil. Quem quiser ter o gostinho de ter essa bela obra na estante vai ter que comprar na Amazon. O valor do livro está em US$ 50,00.

relacionados


Comentários