Meio Bit » Arquivo » Indústria » Apple e Samsung juntas conseguiram abocanhar 102% dos lucros mobile

Apple e Samsung juntas conseguiram abocanhar 102% dos lucros mobile

Android ultrapassou o bilhão de aparelhos vendidos no mundo em 2014. Infelizmente para Google e Samsung, é a Apple que leva a maior parte do lucro mobile.

9 anos atrás

Laguna_ATIV_S_vs_Moto_X

O mercado de smartphones vem crescendo de forma espantosa. Se pegarmos apenas o sistema do Google, um bilhão e quarenta e três milhões de telefones celulares com Android foram vendidos no mundo em 2014. Só esse número ultrapassa o total de unidades vendidas com todos os sistemas operacionais mobile em 2013, “apenas” 990 milhões de aparelhos.

O sistema em segundo lugar? iOS.

Todos os iPhones vendidos ano passado somam 193 milhões de unidades. Em 2013, foram vendidos 153 milhões de iPhones. 40 milhões de aparelhos por ano é um crescimento muito bom, é bem mais que todos os Windows Phones vendidos no mundo em 2014 mas, ao somarmos todos os iPhones vendidos desde o primeiro, ainda não dá nem para chegar perto do que o Android fez em apenas um ano.

Uma pena que a distribuição de renda seja bem injusta: embora o Android represente mais de 80% do mercado mundial de smartphones, somente a Samsung obtém lucros. E muito pouco.

Laguna_Canaccord_t4_2014

Balanço conjunto das 8 principais fabricantes de smartphones durante o 4º trimestre de 2014 (crédito: Fortune)

A culpa é da Apple, que consegue vender aparelhos com grande margem de lucro. No quarto trimestre de 2014, embora Apple e Samsung tenham vendido cada uma o mesmo número de smartphones, a norte-americana abocanhou 93% dos lucros totais do ramo. E a sul-coreana outros 9%. Sim, isso mesmo, somando Apple e Samsung temos 102% de lucros.

A conta maluca leva em conta a situação das oito principais fabricantes de smartphones. Os 102% das duas maiores é contrabalanceado pelo prejuízo da Microsoft, que representa os – 2% do total.

As outras cinco fabricantes (BlackBerry, Lenovo, Sony, LG e HTC) nem lucraram nem tiveram prejuízo. O que é bom pois no 4º trimestre de 2013 a Apple e a Samsung somavam quase 120% dos lucros, sendo que algumas das outras seis empresas citadas tiveram naquela época grandes prejuízos.

Laguna_iPad_mini_3_Apple_logo

E é para conter até pequenos prejuízos nos próximos lançamentos que a Apple apertará o cerco contra fabricantes de acessórios que vazarem o formato e as dimensões dos futuros aparelhos. Se há uma boa fonte de lucro para a Maçã é a venda de acessórios licenciados vendidos em suas lojas, acessórios esses lançados quase simultaneamente a algum novo iGadget graças a informações privilegiadas, estas fornecidas algumas semanas antes.

A nova medida limitaria a entrada de fabricantes menores, que teriam problemas em manter sigilo. Vazamentos geram especulações nocivas, nocivas mesmo para uma empresa que vale mais de 710 bilhões de dólares. Isso é um terço do PIB brasileiro. Incrível.

Leia também:

relacionados


Comentários