Meio Bit » Arquivo » Hardware » Idéia idiota do dia: drones garçons

Idéia idiota do dia: drones garçons

Dois drones entram em um bar… não, não é uma piada, é um projeto em Singapura onde estão tentando implantar uma frota de quadcópteros para servir comidas e bebidas.

9 anos atrás

garcondrone

Orígenes Lessa, o escritor infantil (mais precisamente de literatura infantil) era também publicitário. Nos Anos 60, se não me engano ele bolou um slogan para uma marca de fechadura, Fechadura tal, aquela que fecha, e dura. Um trocadilho bobo mas que fazia todo o sentido do mundo.

Um cliente de sabonete queria de qualquer jeito um slogan igual. Depois de semanas batendo cabeça Orígenes Lessa apresentou a campanha: Sabonete tal, aquele que sabo e nete.

Uma idéia boa, uma idéia ótima pode ser uma péssima idéia se aplicada ao problema errado, e não há nada mais errado do que substituir garçons por drones. Não por ludismo, eu adoro garçons, são o melhor amigo do homem, ao contrário do cachorro, que nunca traz um uísque quando você pede, mas se uma solução tecnológica for muito melhor, azar o deles. Vide ascensoristas. Desta vez, não é.

Uma empresa em Singapura está vendendo um sistema onde quadcópteros com capacidade de carregar até 2 kg levam drinques e pratos para os clientes, usando sensores infravermelhos e câmeras, veja:

http://www.youtube.com/watch?v=GPFOIE_QjiIWorldNews — Drone waiters unveiled in Singapore

A graça vai acabar quando algum daqueles guris que não são a faca mais afiada da gaveta confundir o drone com um tigre, enfiar a mão e perder a mão, pois os fabricantes falam que as hélices estão protegidas com grades mas veja a foto:

_80827699_80827692

Ou seja: temos um bar, que já é um ambiente barulhento, com vários quadcópteros, que são mais barulhentos ainda voando por cima das mesas. Embaixo a gente bebendo e esperando que nenhum fique sem bateria, se perca, sofra interferência dos 32.987.432.984 celulares usados 2 m abaixo, e principalmente que não derrubem um prato de sopa de peixe na minha cabeça.

Quero não. Adoro tecnologia mas drones em bar, não. Melhor que fiquem restritos a eventos como festas de casamento no Afeganistão.

(too soon?)

Fonte: BBC.

Leia também:

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários