Meio Bit » Arquivo » Hardware » É oficial: Windows RT mór-reu!

É oficial: Windows RT mór-reu!

Microsoft encerra produção do Lumia 2520, último dispositivo no mercado que ainda rodava o Windows RT

9 anos atrás

nokia-lumia-2520

Vamos combinar, a gente sabia que isso iria acontecer mais cedo ou mais tarde. Lá pelos idos de 2013 a maioria dos fabricantes pulou fora do Windows RT por uma série de fatores, deixando a Microsoft sozinha com a plataforma. Ela basicamente se tornou um zumbi, só faltava alguém para disparar o headshot.

Bem, ele veio. Com o fim da produção do Lumia 2520 o RT está oficialmente morto.

A confirmação veio através de um porta-voz da Microsoft, confessando que de fato o Lumia 2520, o tablet da ex-Nokia que possuía um hardware bem decente para a época, já que ele foi lançado no fim de 2013. O que não deu para entender na ocasião foi a decisão de Redmond em ao invés de utilizar um processador x86 e instalar o Windows 8.1 Pro de uma vez, preferiu contar com o Snapdragon 800 e por causa disso, fazer com que o tablet rodasse a versão RT.

Nos meses anteriores Lenovo, ASUS e Dell haviam abandonado a plataforma em prol da versão completa do Windows, não só porque o usuário tinha repulsa pela interface Modern como os processadores Bay Trail da Intel, que estavam chegando ao mercado na ocasião permitiam que tablets rodassem a versão completa com excelente performance. Um bom exemplo foi o Acer Iconia W4, que apesar de diminuto funcionava perfeitamente.

Isso fez com que a Microsoft ficasse sozinha: além do 2520 o único produto que ainda rodava Windows RT era o Surface, mas em 2014 a terceira encarnação da linha só recebeu a versão Pro. Duas semanas atrás a Microsoft revelou que o Surface 2 RT não seria mais fabricado, e agora foi a vez do Lumia 2520.

Com isso a Microsoft mata de vez a plataforma Windows RT, embora mantenha o suporte a seus usuários. Este é até um movimento bem óbvio, visto que o Windows 10 vem aí e ele foi planejado para integrar tudo, desde o desktop e notebooks a tablets, smartphones e o Xbox One. O Windows RT seria o patinho feio que ficaria de fora da festa, diferente demais para se integrar à nova plataforma que vem aí.

Com o foco voltado a dispositivos com base Intel, a Microsoft está se distanciando oficialmente da plataforma ARM já que os usuários não quiseram saber de um Windows que não possui Área de Trabalho.

Fonte: TV.

relacionados


Comentários