Meio Bit » Arquivo » Fotografia » NIkon se pronuncia sobre defeito apresentado pela D750

NIkon se pronuncia sobre defeito apresentado pela D750

Menos de 30 dias após o aparecimento das primeiras reclamações, a Nikon reconheceu o problema com a D750 e vai fazer o reparo em todas as câmeras defeituosas gratuitamente.

9 anos atrás

Nikon_D750

A história parecia seguir o mesmo exemplo de um problema do passado, mas ao que tudo indica o caminho vai ser outro. Primeiro entenda o caso. Algumas semanas atrás, alguns usuários da nova full frame da Nikon, a D750, estavam relatando um problema que acontece com algumas fotos realizadas pelo equipamento. Em certas condições de luz e também em certos ângulos de visão da lente, o equipamento estava captando um flare gigantesco na parte superior da imagem. Que fique claro que esse tipo de fenômeno é normal em toda as lente e em todas as câmeras, mas o que está acontecendo com a D750 chega a ser absurdo de tão constante e marcante. O problema pode ser evitado facilmente utilizando um parasol, mas se você gastou os tubos em um equipamento full frame, o mínimo que você quer é que ele funcione perfeitamente.  E também temos os fotógrafos que se utilizam do flare (em quantidade aceitável) como componente artístico da foto.

Alguns usuários de fóruns de fotografia relataram que o problema pode ser causado pelo módulo do sensor de foco automático que se encontra na parte inferior da caixa do espelho. Câmeras que apresentam o problema, aparentemente, possuem esse sensor um pouco mais proeminente do que câmeras que não apresentam o problema. Vejam abaixo uma das fotos postadas por usuários do equipamento que apresentam o problema.

Nikon_D750_recall

Isso me lembra o caso da D600 que saiu de fábrica com um lubrificante qualquer no mecanismo do obturador que simplesmente deixava o sensor imundo nas primeiras fotos feitas pelos usuários. O produto, além de sujar o sensor, também não era removido totalmente pelos processos tradicionais de limpeza e, em alguns casos, poderia até danificar o sensor. O problema era evidente nas câmeras e a Nikon se fez de desentendida, só assumindo oficialmente a existência do problema muito tempo depois. A essa altura a imagem da câmera já tinha sido jogada no lixo pelos textos e protestos on-line.

Porém, ao que parece, isso não vai acontecer aqui. Menos de duas semanas depois das primeiras manifestações quando ao defeito, a Nikon se pronunciou oficialmente dizendo que iria investigar as causas e agora, 30 dias depois das primeiras reclamações, assumiu a existência do problema. Para tanto, vai oferecer gratuitamente o serviço de alinhamento do sensor de foco automático e reforçar a blindagem contra luz da caixa do espelho na câmera para as unidades que apresentam o problema. Os reparos vão se iniciar no final do mês de janeiro.

Tudo leva a crer que a Nikon aprendeu a lição e percebeu que a imagem é tudo em um negócio onde a concorrência é acirrada e o nível tecnológico dos equipamentos é muito parecido.

Fonte: Petapixel

relacionados


Comentários