Meio Bit » Arquivo » Hardware » Seria este protótipo o sucessor cancelado do Lumia 1020?

Seria este protótipo o sucessor cancelado do Lumia 1020?

Imagens postadas em fórum chinês mostram protótipo da Microsoft Mobile que pode ser o Nokia McLaren, aparelho que poderia ter sido o sucessor do Lumia 1020

9 anos atrás

nokia-prototype-001

Já se passaram pouco mais de 16 meses desde o lançamento do Lumia 1020, a DSLR-wannabe com smartphone embutido da Nokia Microsoft. Embora todo mundo tenha questionado se uma câmera do tipo em um dispositivo mobile era realmente necessária, o bichinho deu um banho em todos os concorrentes, passou em todos os testes a que foi submetido e foi reconhecido como um dos poucos smartphones que permite trabalhos fotográficos profissionais de verdade, como visto aqui e aqui. O conjunto de lentes é tão bom que o 1020 virou o cérebro de um telescópio impresso em 3D.

Só que tudo tem um fim, e o ciclo de vida do Lumia 1020 está chegando ao fim. Seria insensato da parte da Microsoft não considerar um substituto, mas até agora nem sinal. Entretanto, algumas imagens compartilhadas nos últimos dias apontam para o que poderia ter sido um possível sucessor do aparelho.

Durante o fim de semana surgiram imagens e informações no fórum chinês Taobao (a postagem já foi removida) acerca de um projeto chamado “Nokia RM-1052”, tocado pela Microsoft Mobile quando ela ainda carregava o nome da companhia finlandesa. O aparelho em questão é muito parecido com o 1020, tendo inclusive uma câmera PureView de 41 megapixels, embora algumas diferenças se notem: o Flash Xenon não está presente, tendo sido substituído por um simples de LED, além da ausência de um disparador dedicado. De resto o tal smartphone contaria com um display Full HD de 5 polegadas e 2 GB de RAM.

Claro, há a possibilidade de que tudo não passa de um hoax elaborado, mas é bem provável que o tal aparelho não passa de um protótipo do que poderia ser um sucessor do 1020. Há um texto impresso da Microsoft Mobile na traseira alertando especialmente para a natureza de um aparelho inacabado, e o corpo de aparentemente alumínio e uma faixa plástica na parte inferior, é outro indício, já que o deixam com uma aparência muito estranha.

nokia-prototype-002

nokia-prototype-003

nokia-prototype-004

nokia-prototype-005

Alguns sites apontam para a possibilidade de que o RM-1052 seja o tal Nokia McLaren, um dispositivo que traria controle de gestos no estilo do Kinect (ou dos Motos X e Maxx) e que contaria com uma câmera poderosa. Entretanto a Microsoft voltou atrás e cancelou seu lançamento, que era esperado para o fim do ano.

A Microsoft não se posicionou sobre o que é ou não é o tal protótipo (até porque é política da empresa não comentar rumores), portanto só podemos especular se esse seria mesmo a segunda geração do smartphone com a melhor câmera que já surgiu.

Fonte: GoG.

relacionados


Comentários