Meio Bit » Baú » Internet » Controle quais gadgets acessam sua conta do Google de maneira fácil

Controle quais gadgets acessam sua conta do Google de maneira fácil

Google facilitando a vida do usuário: nova página exibe quais gadgets acessam sua conta, permitindo administrá-los e removê-los da lista de maneira simples

26/11/2014 às 13:30

dispositivos-conta-google-001

Hoje em dia é muito difícil que você possua apenas um único dispositivo que acesse sua conta do Google. Seja desktop, notebook, smartphones, tablets, Avaiana de Pau ou pombo-correio, quase qualquer coisa permite acesso a seus serviços. O problema é quando você tem gadgets demais, ou já se livrou de alguns, ou outros nem funcionam mais e o acesso ainda está ativo.

Mountain View está aos poucos fechando as brechas de segurança, mas não adianta muito se você não fornece meios simples que permitam o usuário fazer a sua parte. Para dar um jeito nisso a empresa está lançando duas novas ferramentas, uma para administrar seus gadgets e outra para proteger sua conta com uma mão nas costas.

optimus-me-access

A primeira é a página chamada Dispositivos e Atividades. Como o nome sugere ela lista todos os gadgets que possuem acesso à sua conta, quando eles se conectaram pela última vez, qual o navegador utilizado e quais não se sincronizam há mais de 28 dias, o que pode ter n motivos: no meu caso acima o Optimus Me (AKA LG p500h) está desligado desde então, mas caso você possua um aparelho na lista que porventura vendeu, teve ele roubado ou o perdeu você pode facilmente revogar o acesso à conta, a fim de evitar que pessoas indevidas possam fuçar nas suas coisas.

google-configuracoes-seguranca

A outra ferramenta de segurança permite gerenciar a proteção de sua conta mais facilmente. É possível trocar a senha, impedir o acesso de apps suspeitos, verificar suas informações de recuperação de dados (telefone e e-mail alternativo) e administrar quais as permissões ativas, inclusive com um resumo detalhado de tudo que os apps ou dispositivos podem fazer.

Embora já fosse possível fazer tudo isso de outros modos, é importante que o Google facilite cada vez mais o acesso ao gerenciamento das contas, pois nem todo mundo tem conhecimento avançado. É preciso entregar tudo bem destrinchado para que todo mundo possa proteger seus dados e gadgets de modo rápido, prático e sem sujeira. Portanto, bola dentro de Mountain View desta vez.

Fonte: G.

relacionados


Comentários