Meio Bit » Arquivo » Ciência » Primeira Hasselblad que foi ao espaço vai a leilão

Primeira Hasselblad que foi ao espaço vai a leilão

E no dia 13 de novembro vai a leilão a primeira câmera Hasselblad 500C que foi ao espaço com as missões Atlas-Mercury da Nasa. Um pequeno pedaço da história da corrida espacial.

9 anos atrás

Praticamente tudo pode ser colecionado nos dias de hoje. Câmeras fotográficas não são diferentes. Existe um vasto mercado de câmeras raras e séries especiais que são vendidas por valores astronômicos. É a velha lógica do mercado. Alguém atestou que o objeto tem valor, mas esse valor só se materializa em dinheiro se alguém estiver disposto em acreditar. Isso me lembra um rapaz que tentava vender no Mercado Livre um disco das Paquitas por R$ 400,00 dizendo que era uma raridade. Infelizmente ninguém acreditou nele.

Voltando ao tema deste post, ao que parece, a primeira câmera fotográfica que foi ao espaço vai estar sendo vendida em leilão neste mês. Para quem não sabe, as primeiras câmeras que foram ao espaço com as missões americanas foram da marca Hasselblad adaptadas para o serviço. As fotos feitas da Lua com as missões Apollo foram todas em médio formato. O equipamento em questão foi utilizado por Wally Schirra durante a missão Mercury-Atlas 8 e depois por Gordon Cooper na missão Mercury-Atlas 9. A câmera é uma Hasselblad 500C com lente Zeiss que vai ser leiloada no dia 13 de novembro pela RR Auction em Boston. Foi a própria empresa de leilões quem fez a autenticação da câmera levando em conta fotos histórias e, principalmente, o número de série do equipamento que se encontra logo abaixo do obturador.

Para poder participar do leilão os interessados devem ir pessoalmente até a casa de leilões RR Auction em Boston ou fazer uma licitação no valor de US$ 10.000,00 (valor inicial do leilão). Os organizadores do evento esperam que a venda seja concretizada em pelo menos 5 vezes esse valor. Recentes experiências com esse tipo de leilão mostraram que o valor esperado pelos organizadores sempre foi ultrapassado. Que pena que a maioria dos mortais não faz parte deste mundo.

hasselblad_500c_leilão

Fonte: Dpreview.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários