Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Na Reversal Russia, selfies em grupo transmitem piolhos

Na Reversal Russia, selfies em grupo transmitem piolhos

Tente não rir: agência de notícias russa alerta os jovens do país a evitarem tirarem selfies em grupo para não pegarem piolhos de outras pessoas

9 anos e meio atrás

girls-generation-selfie

Quando você pensa que já viu de tudo nessa vida, sempre podemos contar com a boa e velha Mãe Rússia para nos lembrarmos que existem coisas entre o céu e a terra que desafiam a lógica de qualquer mente minimamente sã. A última veio do departamento regional de Kursk do Rospotrebnadzor, ou Serviço Federal de Supervisão e Proteção dos Direitos do Consumidor e Bem-Estar Humano, o equivalente russo mais ou menos próximo ao nosso PROCON.

Imaginem só: segundo alerta publicado nesta segunda (em russo, claro), os jovens do país foram aconselhados a maneirar na loucura dos selfies como forma de se protegerem de… piolhos.

De acordo com o departamento, a mania dos jovens de tirarem fotos em grupo se aproximando demais uns dos outros para caberem todos na mesma foto seria o principal motivo para um suposto aumento da proliferação dos parasitas. Ipsis litteris, o texto diz que "tirar fotos tão próximo um do outro significaria que os piolhos podem pular de uma cabeça para outra". Por lá, diferente daqui em que as escolas públicas e particulares normalmente fazem uma verdadeira caça aos piolhos, crianças que estejam com a cabeça cheia dos bichinhos são impedidas de assistir aulas.

Só que essa não é a primeira presepada do Rospotrebnadzor: em ocasiões anteriores o órgão já havia sugerido em extermínio em massa de corvos, tendo atribuído a eles a culpa pela propagação da gripe aviária. Na época o departamento chamou as aves de "lobos emplumados", seja lá o que isso queira dizer. Como se não bastasse, na posição de órgão governamental ele é o responsável por proibir a importação de comida e bebida de países que o Kremlin não vê com bons olhos, além de recomendar a população a evitar sashimi devido ao risco de contaminação por tênia do peixe (OK, esse não é tão infundado assim) e outras medidas curiosas.

Obviamente que a recomendação virou piada na Rússia e fora dela. Afinal, ao passar tal recomendação para a população o Rospotrebnadzor assume que a grande maioria dos jovens russos não passam de um bando de piolhentos. Eu custo a acreditar que alguém, no alto de suas faculdades mentais e mantendo um mínimo de higiene seja um portador desses incômodos bichinhos a ponto de inviabilizar a prática do selfie, que de mania jovem virou um fenômeno e porque não, um novo foco para os fabricantes atraírem consumidores para seus smartphones, vide a Microsoft e os Lumias 730 e 735. E ninguém quer ver esse filão ser ameaçado por piolhos que o tal órgão russo anda vendo sabe-se lá onde.

Fonte: BBC.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários