Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » A Química É Bela

A Química É Bela

Química é chato? Não, você que aprendeu errado, e mesmo que fosse, a química seria a Luana Piovani, chata mas linda (disclaimer: não acho chata, mas fica a piada). Quer uma prova? Veja este incrível vídeo de reações químicas, produzido por uma universidade chinesa.

9 anos e meio atrás

quimica

Essa também.

Fora internet, pr0n, antibióticos, submarinos nucleares e WD-40, a ciência tem várias outras qualidades. Mesmo a química tem seus méritos. Claro, astrônomos estelares dizem que química são umas reações desinteressantes que acontecem quando a matéria atinge um estranho estado supercongelado, longe da pureza do plasma. Físicos nucleares chamam o material de estudo da química de “impurezas”, mas ao contrário da Denise Fraga todos admitem que a química tem lá sua importância.

Esqueça o que você aprendeu na escola, Química não é um monte de fórmulas chatas, covalência, valência, sevilha, sei lá. VOCÊ é Química. Você é um milagre químico que pensa. Neste exato momento elétrons estão sendo trocados, compostos estão sendo criados em reações lindamente complexas, mantendo o estado de equilíbrio entrópico que é você. Aliás fica mais bonito ainda. VOCÊ não é a soma de seus átomos. Você não é uma coleção de moléculas. Elas não te representam. Em um ano você troca 98% dos átomos de seu corpo.

Você é a INTERAÇÃO entre os átomos e moléculas de seu corpo. 

Por isso químicos acham que a única função social das estrelas é produzir elementos. Eles chamam supernovas de “meu forninho”.

Para ajudar a divulgar a beleza da química, a Tsighua University Press e a University of Science and Technology da China produziram o site Beautiful Chemistry, com visualizações de elementos, materiais, estruturas e reações, um mais bonito que o outro.

Um dos mais bonitos é o vídeo abaixo, disponível até na absurda (se você não tem um iMac novo) resolução de 4K:

Beautiful Chemical Reactions from L2 Molecule

Mesmo em reles Full HD já é lindo demais.

Fonte: Hypercubic.

relacionados


Comentários