Meio Bit » Arquivo » Indústria » Skype Qik, o app de mensagens de vídeo da Microsoft

Skype Qik, o app de mensagens de vídeo da Microsoft

Microsoft apresenta o Skype Qik, um app de mensagens instantâneas efêmeras, vindo na cola do sucesso do WhatsApp e outros

9 anos e meio atrás

skype-qik-001

A Microsoft resolveu entrar na onda e também está lançando um app de mensagens instantâneas. Só que diferente de serviços como WhatsApp, Telegram e Viber, a companhia está focando não em textos, mas em vídeos. Trata-se do Skype Qik, lançado nesta terça-feira para iOS, Android e Windows Phone.

Numa primeira olhada é como se o Vine tivesse ganho uma função mais social e interativa, e aparentemente é bem por aí que a Microsoft está rumando nesse caso: o usuário grava um vídeo curto, seleciona os contatos com quem quer se comunicar e envia a mensagem. Diferente do Skype tradicional, o Qik (que era originalmente um app que permitia streaming de vídeos pelo smartphone; ele foi comprado pelo Skype em 2011) não exige uma conta do Skype ou da Microsoft para funcionar, ele funciona com a lista de contatos do usuário e só se comunica com aqueles que possuem o app instalado. Caso aquela pessoa para quem você enviou o vídeo não tenha o Skype Qik, ele enviará um SMS com instruções de como fazê-lo.

O Qik tem uma proposta que lembra muito o Snapchat: os vídeos não são armazenados nos servidores da Microsoft, mas sim enviados diretamente aos contatos. Após duas semanas elas são sumariamente apagadas, não só para entrar na onda dos messengers com mensagens que se autodestroem como até para administrar o funcionamento adequado dos smartphones, já que sem armazenamento na nuvem, dependendo da situação em pouco tempo seu aparelho estará entulhado de vídeos. É possível deletar as mensagens antes de um prazo específico depois de enviadas, e o destinatário não poderá impedir mesmo que não tenha visto o vídeo.

É possível utilizar ambas as câmeras para gravar sua mensagem e transitar livremente entre elas. Como numa conversa de chat tradicional você pode introduzir mais pessoas na conversa, e caso você esteja ocupado e não possa responder, pode utilizar uma interessante opção: os Qik Fliks. O usuário pode gravar e manter salvas mensagens de até 5 segundos de duração, para serem usadas quando for oportuno. A intenção é que os Fliks funcionem exatamente como os GIFs animados, expressando as emoções do usuário quando ele não quiser (ou não puder) gravar uma resposta.

skype-qik-002

Porém, como nem tudo são flores os Fliks só estão disponíveis para iOS e Android por enquanto. Por outro lado, a função de bloquear chamadas de determinados contatos só está presente no Android e Windows Phone, o que mostra que o Qik ainda tem certas coisas a refinar.

Resta saber se a Microsoft conseguirá atrair o usuário, já que todo mundo, desde a Apple ao Facebook estão mirando em mensagens instantâneas tentando repetir o sucesso do WhatsApp e do Viber. De qualquer forma, se você ficou curioso é só baixar o app, disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Fonte: S.

relacionados


Comentários