Meio Bit » Arquivo » Games » Luva promete nos fazer “sentir” a realidade virtual

Luva promete nos fazer “sentir” a realidade virtual

Para aproveitar o interesse por aparelhos como o Oculus Rift, empresa espera lançar um exoesqueleto que nos permitirá sentir os objetos que só existem no mundo virtual.

9 anos atrás

dexmo

A realidade virtual e os HMD tem sido apontados ultimamente como o futuro da indústria de games e mesmo sem que os principais competidores tenham chegado ao mercado, já se tornaram o sonho de consumo de muita gente.

Como era de se esperar, muitas empresas estão tentando aproveitar o interesse por esses dispositivos e uma que propôs algo bem interessante é a Dextra Robotics. Podendo ser descrito como um exoesqueleto parecido com uma luva, a ideia com o Dexmo F2 é fazer com que o usuário tenha a sensação de estar tocando algo que só existe no mundo virtual.

Segundo a empresa, o acessório funcionará enviando um sinal para os atuadores localizados nos dedos, fazendo com que seja criada uma resistência, o que obrigará a pessoa a fazer alguma força para movê-los e assim passar a ideia de que ela está segurando aquilo que está sendo mostrado na tela.

Por enquanto os idealizadores estão testando o mercado, tentando descobrir se existe interesse por algo assim e uma das maneiras que encontraram para fazer isso é uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter, o que deverá acontecer ainda este mês e onde o brinquedo poderá ser adquirido por US$ 200.

Servindo também para capturar os movimentos que fizermos, o grande problema a principio é que este protótipo só funciona com dois dedos, mas a intenção é fazer com que ele atue em toda a mão e no momento o Dexmo não consegue passar sensações mais precisas, como a rigidez do objeto, funcionando apenas para sabermos se estamos tocando nele ou não.

Na teoria o negócio é muito legal e acho que ele poderia realmente proporcionar uma imersão incrível, porém, como a versão final deverá ser feita de metal e não com frágeis plásticos saídos de uma impressora 3D, será que sou o único a não gostar muito da ideia de pedaços de ferro presos no meu braço? Não sei, acho que meu cérebro interpreta isso como o fixador de Ilizarov (não procure!) e na melhor das hipóteses isso resultará em casos como este.

Fonte: Kotaku.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários