Meio Bit » Arquivo » Software » Windows 10: escolha do nome foi devido a código mal feito?

Windows 10: escolha do nome foi devido a código mal feito?

Por que a Microsoft chamou seu novo SO de Windows 10? Resposta pode estar em um código mal feito de quase 20 anos que envolve os Windows 95 e 98.

9 anos atrás

windows-10

A Microsoft anunciou nesta terça-feira o Windows 10, mas não discutiremos os pormenores sobre o que a empresa prepara para seu novo SO (cuja Tech Preview já está disponível). O que deixou muita gente encafifada é a nomenclatura escolhida para o sistema. Provando mais uma vez que ninguém com TOC sobreviveria em Redmond, ao contrário do esperado por muita gente o nome “Windows 9” foi ignorado, sem motivo aparente e sem muita lógica.

Entretanto, se a teoria de um usuário do Reddit estiver correta, isso se deve a uma rotina mal implementada que data dos anos 90.

De acordo com o usuário Cranbourne, que se identificou como um desenvolvedor Microsoft a decisão pelo nome Windows 10, pulando o 9 foi porque o nome poderia quebrar uma série de programas devido a uma linha de código feita nas coxas (um POG mais do que autêntico) para identificar em qual versão do Windows o programa de um terceiro estaria rodando. E como isso data dos anos 90 só haviam duas opções: Windows 95 ou 98.

Por isso o código dizia o seguinte:

if(version.StartsWith("Windows 9"))
{ /* 95 and 98 */
} else {

Essa é uma forma pra lá de preguiçosa de identificar em qual versão do Windows o programa está rodando: lendo como ele se identifica. Há outras formas de fazer isso, mas esse POG empregado por muitos cumpria sua função: caso o SO fosse o Windows 95 ou ou 98 ele funcionaria sem problemas. Os problemas começariam se um “Windows 9” entrasse na jogada: é bem possível que muitos programas ainda possuam essa linha de código (repositórios públicos corroboram essa versão), então o caos da compatibilidade estaria instaurado de vez.

Caso seja verdade (e segundo alguns desenvolvedores familiares com o trabalho de compatibilidade do Windows, isso não está tão longe da verdade), a explicação para a Microsoft ter pulado do 8 para o 10 teve mais uma razão além de enlouquecer os portadores de TOC: evitar que um POG causasse prejuízo.

Fonte: R.

relacionados


Comentários