Meio Bit » Arquivo » Software » Rumor: Windows (sem o 9) grátis para usuários do Windows 8

Rumor: Windows (sem o 9) grátis para usuários do Windows 8

Presidente da Microsoft Indonésia informa que o próximo SO da empresa (que pode se chamar apenas "Windows") será um update gratuito para donos do Windows 8

9 anos e meio atrás

microsoft-windows

Nesta terça-feira às 14 horas a Microsoft revelará todos os detalhes acerca da próxima versão do Windows (chamada informalmente de Windows 9), mas isso não impede que os rumores e boatos continuem a pipocar. O último veio de uma fonte até considerada confiável, o presidente da Microsoft Indonésia Andreas Diantoro: segundo o executivo, o update para o SO de Redmond será completamente gratuito para usuários do Windows 8.

Esta mudança de atitude da Microsoft não é de todo inesperada: quando do lançamento do Windows 8 o update já foi deveras barato para usuários do 7, chegando a custar apenas R$ 29 em terras tupiniquins. O pacote Windows 8.1 foi considerado pela Microsoft um SO novo, e já foi oferecido de graça para seus clientes. Embora não esteja de todo relacionado, a atitude da Apple em oferecer as duas mais recentes versões do Mac OS X totalmente de graça pode ter pesado nessa decisão.

Algo que Redmond pode ter percebido é que oferecer o Windows por um preço atraente é uma estratégia bem-vinda para desestimular as pessoas a correrem atrás da versão pirata. O pacote completo do Windows 8.1 custa R$ 699 aqui, e é uma senhora facada para qualquer um. Historicamente a Microsoft sempre cobrou caro por seu sistema operacional, mas finalmente deve ter se dado conta que muito mais do que o Windows, é o Office a sua maior fonte de renda. Manter PCs atualizados para que os usuários possam adquirir planos da suíte de escritório (que também ficou mais acessível graças ao Office 365) é imprescindível, tanto que a as informações acerca do Windows 9 mostram que ele não exigirá uma máquina potente: o anúncio de Diantoro vai de encontro com a possível estratégia de eliminar o Windows XP de vez, já que fontes apontam para a possibilidade de ofertas de planos especiais para quem ainda utiliza o SO arcaico, cujo suporte morreu. Assim, o Windows 9 estaria presente em um grande número de PCs logo fosse lançado.

Aliás, o nome do sistema é outra fonte de especulações. "Windows 9" é a nomenclatura utilizada pela mídia especializada, já que o tal "projeto Threshold" não fora oficialmente nomeado de outra coisa. Porém, analistas acreditam que até para seguir a estratégia do CEO Satya Nadella em desvincular a plataforma de um hardware específico, aconteceria com a versão de desktop o mesmo que ocorreu o Windows Phone, onde o "Phone" caiu: o SO seria chamado apenas Windows sem nenhuma numeração ou nome adicional, como forma de oferecer uma ideia de ambiente integrado entre todos os seus dispositivos e mais importante, dissociar a marca de vez do PC.

De qualquer forma o mistério termina hoje. De acordo com a Microsoft não haverá streaming do evento e as novidades serão informadas ao público através de um comunicado. Não se sabe se a versão Technical Preview do novo Windows será de fato liberada ao público, portanto só nos resta aguardar as próximas horas.

Fonte: PCW.

relacionados


Comentários