Meio Bit » Arquivo » Games » Estúdios comemoram mudanças do Steam

Estúdios comemoram mudanças do Steam

Mudanças recentes no Steam parecem estar tornando certos jogos mais populares e alguns estúdios independentes já comemoram a iniciativa da Valve.

9 anos e meio atrás

steam

Na semana passada os usuários do Steam foram surpreendidos com uma reformulação na interface do serviço e se para alguns as mudanças não foram tão grandes, para algumas desenvolvedoras elas representaram um ganho significativo na maneira como suas criações são vistas o que provavelmente resultará num bom aumento nas vendas.

Um dos que falou sobre essa exposição foi Andrew Spearin, diretor criativo do Insurgency. Segundo ele, a página do jogo registrou um salto de 5.800 visitações para 21.500, sendo que dois dias após a atualização, ela ultrapassou a marca de 83 mil visitantes. Porém, o que eles estão comemorando é o fato do jogo ter sido adicionado na lista de desejo de 138 mil pessoas, o que serve como indicativo para as vendas da próxima promoção em que ele aparecer.

Embora admita não saber ao certo até que ponto as recomendações dos curadores tiveram efeito nesse crescimento de interesse, Spearin afirmou que 94 pessoas indicaram a criação do seu estúdio e como entre eles estão alguns sites de grande porte, tudo leva a crer que a novidade teve uma grande influência. Para ele, é importante que as desenvolvedoras consigam chamar a atenção dos curadores mais influentes, já que através deles as empresas podem atingir um novo público.

Outro que parece ter gostado da iniciativa foi Robert Boyd, da Zeboyd Games. O responsável pelos jogos Cthulhu Saves the World e Breath of Death VII afirmou que após as alterações no Steam, 25% das visitas a página do seu estúdio vieram do serviço da Valve, o que novamente nos leva a crer que se ainda teremos que esperar um pouco para confirmar um aumento nas vendas, podemos afirmar que inicialmente a Discovery Update serviu para dar alguma relevância a certos títulos.

Eu ainda quero ver se tais mudanças conseguirão se manter importantes por um bom tempo, seja para os consumidores, seja para os sites que estão utilizando suas páginas de curadoria para indicar jogos e consequentemente chamar alguns leitores, mas este começo tem se mostrado bastante promissor.

No entanto, há aqueles que estão preocupados com a atualização, como por exemplo Oliver Penot, fundador da Seaven Studio, que em um interessante artigo criticou a maneira como a Valve não costuma deixar as coisas muito claras e disse temer que os jogos menores tenham menos destaque na home page do Steam.

O jeito será esperar para ver como essa atualização afetará o Steam, mas o que você achou da proposta da Valve?

Fonte: Gamasutra.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários