Meio Bit » Arquivo » Internet » #FACEPALM: “o iPhone é o telefone preferido dos pedófilos”

#FACEPALM: “o iPhone é o telefone preferido dos pedófilos”

Se fosse de um indivíduo seria o cúmulo do pessimismo: um bambambam da Polícia de Chicago disse que iPhones são o telefone dos sonhos dos pedófilos, por causa das proteções de segurança do iOS 8. Pior: o FBI e a NSA concordam e estão reclamando, dizendo que celulares mais seguros dificultarão o trabalho deles. Num mundo ideal a gente concorda, mas num mundo ideal nem precisaríamos de FBI ou NSA.

9 anos e meio atrás

herbert

Admito, não gosto de otimistas, tenho pé atrás com gente boazinha demais, que vê o mundo com lentes cor-de-rosa, mas o oposto também é uma droga. Gente que acha que nada dá certo na primeira vez, que se algo não foi tentado há 100% de chances de funcionar e vamos tomos morrer mesmo, qual o propósito?

Agora a bola da vez é a Apple. Em uma lição de pessimismo comparável a achar que a cura do câncer não seria de todo boa pois deixaria oncologistas desempregados, um tal de John J. Escalante, detetive-chefe da Polícia de Chicago declarou com todas as letras: “O pedófilo mediano agora deve estar pensando: preciso de um celular da Apple”.

O motivo é, ironicamente, algo que todo mundo tem criticado como falha (nem é) da Apple: segurança. O iOS 8 está muito voltado pra criptografia e segurança de dados. Não só arquivos são armazenados localmente criptografados, mas no iCloud também. Claro, se você usar senhas como 123456 não há segurança que resolva, mas mesmo assim ainda há autenticação em duas camadas.

Para piorar a Apple lançou uma tendência cuja primeira grande popularização foi tentada pela Microsoft em 2004: biometria. A implementação do Touch ID é simples, não-intrusiva e… apenas funciona. Ou seja: você não tem mais como sequer deduzir a senha do suspeito, caso consiga tomar posse do celular dele.

Além da Polícia de Chicago, o FBI e a NSA estão bem irritados com a Apple. Alegam que é essencial em casos de sequestro ou terrorismo ter acesso rápido aos dados de celulares de vítimas e suspeitos, coisa que a Apple tornou impossível. Até as mensagens do iMessage são criptografadas agora.

Como todo mundo que cresceu vendo seriados nos Anos 80, me solidarizo com eles, mas por mais que tenha aprendido a confiar em qualquer um com uma bandeira ou um distintivo, eu vi seriados dos Anos 90 e aprendi que poder absoluto corrompe absolutamente. O sujeito com acesso a seus dados pode ser o Mulder ou o Jack Bauer (notem que já parti pra ala cinza) mas também podem ser os detetives corruptos que trabalhavam pra OCP, ou os agentes safados do CBI que tentaram incriminar o Patrick Jane.

O mundo não é preto-e-branco, e por mais que eu não concorde com o Nerd Fofoqueiro Edward Snowden, acho que privacidade é essencial, e se a NSA quer MESMO fuçar o telefone dos outros, que invista seus bilhões de dólares. Que seja algo tão caro, tão complicado e tão legalmente complexo que só seja usado em casos onde valha mesmo a pena.

Existe algo chamado inocência presumida, e impedir o acesso a uma tecnologia porque ela PODE (ok, VAI) ser usada por criminosos vai contra tal conceito.

Portanto, parabéns pra Apple. Se todos esses órgãos de segurança estão chilicando, é sinal de que ela está no caminho certo. O cidadão honesto não pode ter seus direitos cerceados por causa da incompetência das Forças da Lei em cumprir seu papel. Impedir que pessoas comuns tenham acesso a ferramentas de comunicação seguras não vai impedir a proliferação dos tarados e criminosos. Talvez não previna nem o próximo Fappening, mas com certeza impedirá o próximo Bradley Manning.

Fonte: Yahoo!

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários