Meio Bit » Baú » Ciência » As 10 mentes mais promissoras de 2014

As 10 mentes mais promissoras de 2014

Pelo 13º ano consecutivo, a revista Popular Science faz sua listinha de jovens mentes brilhantes no mundo da Ciência. A lista é uma boa amostra do que os norte-americanos pensam e valorizam em se tratando de popularidade neste área.

18/09/2014 às 11:16

ManuPrakash_2012G-embed

Manu Prakash: levando ciência para as massas.

Listas, como não amá-las?

É certo que algumas pessoas as odeiam, mas é inegável a sua popularidade. Essa ao menos pode nos servir como termômetro para saber o que a imprensa, principalmente a norte-americana, valoriza no mundo científico.

A cada ano a revista Popular Science faz uma seleção para identificar os jovens cientistas e engenheiros mais inspiradores, pesquisadores cujas idéias podem transformar o futuro.

Então vamos dar uma olhada na lista desse ano:

  • Nicole Abaid: estuda os morcegos para fazer drones melhores

Estuda como os animais se comportam em bandos para tentar melhorar os robôs, como por exemplo veículos subaquáticos que se baseiam em sonares.

Criou pequenos sensores com capacidade de usar a energia ao seu redor, funcionando “para sempre” e dando início a internet das coisas (ou ao apocalipse das máquinas, a ver…).

Construiu um software que “ensina” a nuvem a esquecer o passado, mostrando onde a informação compartilhada está indo.

  • Jordan Green: treinou o sistema imunológico para lutar contra o câncer

Desenvolveu partículas biodegradáveis que ensinam o sistemas imunológico a lutar contra até os cânceres mais agressivos.

Desvendou vários segredos dos dinossauros desenvolvendo simulações que revelaram, por exemplo, como os Pterossauros voavam e o quão grandes eles podiam crescer.

Desenvolveu um modelo que prevê como os vírus mutam e se espalham até se tornarem fatais.

Estudou como o ambiente afeta o código genético sequenciando genomas de micróbios desde o metrô até na NASA.

Desenvolveu ferramentas científicas a partir de materiais do dia-a-dia, possibilitando que qualquer um possa explorar o mundo e melhorar as condições de vida.

Fez importantes descobertas sobre o sofisticado papel do muco, informação que ela está usando para criar uma alternativa aos antibióticos.

Estes dispositivos vão ajudar a entender melhor o cérebro e podem revolucionar a forma como são tratados os problemas neurológicos.

No final é só uma lista com nomes praticamente desconhecidos do grande público, mas recheada de boas ideias e o mais importante, bons exemplos.

Fonte: PS.

relacionados


Comentários