Meio Bit » Arquivo » Mobile » NFC do iPhone 6 será restrito ao Apple Pay

NFC do iPhone 6 será restrito ao Apple Pay

Apple não pretende ao menos de início utilizar o NFC para tudo: empresa confirma que o recurso será restrito ao uso pelo Apple Pay

9 anos e meio atrás

apple-pay

Quando o iPhone foi introduzido em 2007, muita gente chiou devido o fato que a Apple havia restringido o Bluetooth a apenas o pareamento de acessórios, não permitindo o compartilhamento de arquivos através da tecnologia. Veja bem, embora não fosse a forma mais prática de compartilhar dados entre pessoas muita gente fazia uso dela. Só que o tempo passou, a tecnologia avançou e hoje em dia quase ninguém usa o dente azul para outra coisa que não seja conectar teclados e fones de ouvido.

Agora a novela se repete: o Apple Pay, o “mágico e revolucionário” sistema de pagamento de contas da maçã fará uso de NFC, que muita gente usa no Android para pagar contas com o PayPal e também compartilhar dados. Mas ao contrário da maioria das pessoas que pensavam que a adesão de Cupertino significaria o empurrãozinho na tecnologia, a empresa resolveu restringir o seu uso somente ao sistema dedicado de pagamentos. Portanto nada de parear TV, alto-falantes ou ostros dispositivos através das etiquetas de NFC ou compartilhar arquivos e fotos encostando um iPhone em outro.

O motivo dessa postura o Cardoso já pincelou anteriormente, mas não custa nada reforçar aqui: Near-Field Communication é uma tecnologia que tem tudo para ser utilizada em massa e facilitar em muito a nossa vida, mas não agora. No momento ela é mais uma curiosidade geek e possui usos mais restritos. Nos Estados Unidos, Europa e outros países civilizados seu uso já é bem amplo, mas não é algo que todo mundo usa ao mesmo tempo. No Japão é inclusive utilizado para pagar passagens de transporte público via smartphone tal qual aqui, com a diferença que usamos um bilhete dedicado.

A Apple vai pelo mesmo caminho: NFC pode até ser revolucionário, mas para ela a tecnologia não tem maior utilidade do que permitir pagamentos, até porque devido sua limitação de distância a fazem preferir a adoção dos iBeacons, que funcionam via BLE e começam a ser adotados por empresas como a Virgin Atlantic, além já estar presente em todas as Apple Retail Stores dos Estados Unidos. Ainda há a possibilidade da Apple abrir o acesso a NFC a desenvolvedores como fez com o Touch ID, mas eu não contaria com essa possibilidade ao menos a curto prazo. E claro, como Cupertino quer privilegiar o seu sistema de pagamentos, manter o NFC restrito deixa o sistema do PayPal de fora, que apesar de não considerar o sistema da maçã concorrente, andou alfinetando a empresa devido ao Fappening:

Ou seja, ao menos um pouco preocupado o pessoal do PayPal está.

Fonte: The Verge.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários