Meio Bit » Arquivo » Indústria » A revolução quântica um passo mais perto: nova maneira de executar um algoritmo quântico

A revolução quântica um passo mais perto: nova maneira de executar um algoritmo quântico

Um novo método de executar um algoritmo quântico usando métodos muitos mais simples foi descoberto.

9 anos e meio atrás

new-paradigm-ahead1

É hora de morfar, digo… revolucionar.

Muitas teorias mostram que computadores resolvendo problemas através de regras quânticas podem chegar a patamares computacionais que nunca seriam alcançados por computadores convencionais. Estas teorias tem sidos testadas em pequena escala, mas o mundo ainda espera pela prova definitiva de que a computação quântica pode realmente sobrepujar a computação clássica.

Agora, cientistas da Universidade de Bristol, da Universidade de Queensland e do Imperial College de Londres deram um passo a mais nessa direção, criando uma forma de executar um algoritmo quântico usando métodos muito mais simples do que os usados até então.

O feito foi alcançado com um dispositivo quântico que executa um algoritmo chamado Amostragem de Bóson, recentemente desenvolvido pelos pesquisadores do MIT. O algoritmo em questão, usa fótons individuais e circuitos óticos para extrair amostras de uma distribuição exponencialmente grande, o que se provou extremamente difícil para computadores convencionais.

O maior desafio é exatamente gerar a quantidade de fótons individuais que eles precisam. De qualquer forma, os pesquisadores descobriram que podem usar cadeias padrão de fótons-duplos de uma maneira que incrementará em muito o número de fótons gerados.

Agora que eles estão a ponto de provar essa tese, os cientistas esperam que o último grande obstáculo experimental seja superado.

140911103026-large

Dr. Austin Lund e Dr. Anthony Laing, co-autores da pesquisa.

Fonte: SD.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários