Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Faça streaming de vídeos para o Chromecast via Chromebook e Google Drive

Faça streaming de vídeos para o Chromecast via Chromebook e Google Drive

Atenção donos de Chromebooks: agora é possível fazer streaming de vídeos armazenados no Google Drive diretamente para o Chromecast

9 anos e meio atrás

chromebook-to-chromecast-via-google-drive

Uma funcionalidade que o Google ainda está segurando para liberar é a possibilidade de compartilhar vídeos armazenados localmente num computador para o Chromecast de forma simples e intuitiva. Até o presente momento a única forma de fazê-lo é abrir a mídia no Chrome e a partir daí compartilhar a aba com o dongle.

Porém donos de Chromebooks acabam de ser privilegiados: um novo update do sistema operacional vai permitir que você execute vídeos com o gadget através do Google Drive.

A atualização (que por enquanto é restrita a desenvolvedores) tratou de aprimorar o app de execução de vídeo nativo do Chrome OS, de modo que ele agora é completamente compatível com o Chromecast. Basta instalar a extensão Google Cast, abrir o app Arquivos, selecionar o Drive e executar um vídeo qualquer. A opção de compartilhamento aparecerá no player de vídeo e a partir daí, tudo é festa.

Claro, por se tratar de um update restrito é possível que ainda existam bugs, mas se você possui um Chromebook e gostaria de testar mesmo não sendo um desenvolvedor, basta seguir este passo-a-passo e você poderá mudar o canal de atualizações do Chrome OS, habilitando seu sistema para o update.

A grande expectativa é quando (ou se) o Google vai liberar a funcionalidade para todo mundo de forma simplificada ou teremos que depender de terceiros, lembrando que o SDK não conta com ferramentas para o desenvolvimento de programas de desktop, sejam PC, Mac, Linux ou Windows 8. Felizmente o pessoal da VideoLAN está fazendo engenharia reversa no Chromecast, a fim de tornar todas as versões do VLC compatíveis com o dongle do Google.

Fonte: G+.

relacionados


Comentários