Meio Bit » Arquivo » Ciência » Imagem enviada pela sonda Rosetta mostra detalhes de asteróide

Imagem enviada pela sonda Rosetta mostra detalhes de asteróide

Depois de 10 anos de viagem, a sonda Rosetta chega ao seu destino e envia imagens belíssimas para a Terra.

9 anos e meio atrás

standard_full

Cada cor representa uma área morfologicamente diferente no cometa 67P.

Depois de fazer todos nós nos emocionarmos, a sonda Rosetta finalmente chega ao seu destino, o cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko, se tornando o primeiro veículo a alcançar e orbitar um asteroide. A viagem chegou ao fim no dia 6 de agosto e desde então sonda e asteroide tem feito a sua dança cósmica, movendo-se em sincronia enquanto a órbita do 67P os leva acada vez mais próximo do Sol.

A dança é apenas temporária, enquanto a Rosetta envia informações que permitam encontrar um lugar seguro para pousar. Nesse meio tempo, a sonda tem uma boa oportunidade de registrar imagens impressionantes do asteroide. O sistema de imagens da Rosetta, chamado de OSIRIS, registrou uma quantidade grande de imagens em alta resolução do 67P desde que chegou a ele, revelando que o cometa é verdadeiramente um mundo multidimensional.

A novidade é que os cientistas do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar plotaram as diferentes regiões do 67P, fazendo um mapa multicolorido. Cada cor representa uma área morfologicamente diferente, mostrando que o cometa tem uma boa gama de diferentes terrenos. Falésias e rochedos dominam algumas regiões, enquanto em outras existem grandes depressões, crateras e até sulcos paralelos. Muitas das áreas são calmas, outras são sacudidas pela atividade do cometa no espaço.

Enquanto o 67P e a Rosetta se aproximam do sol, os cientistas continuarão a monitorar o cometa, observando quaisquer mudanças. Apesar de eles não estarem esperando muita ação, estas observações detalhadas devem ajudá-los a entender como o cometa se metamorfoseou neste mundo complexo que ele é hoje.

Fonte: PS.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários