Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Casio EX-FR10 — nova action camera no mercado

Casio EX-FR10 — nova action camera no mercado

A Casio está colocando no mercado japonês a Exilim EX-FR10, mais uma câmera de ação para concorrer com a GoPro, mas com uma concepção um pouco diferente. Vale a pena dar uma olhada.

9 anos e meio atrás

casio_exilim_EX_FR10

Action Cameras é uma categoria nova na fotografia. Se bem que a maioria delas são idealizadas como câmeras de vídeo que, como extra, também fazem fotos. Tudo começou com a GoPro e sua proposta de registrar as façanhas de quem pratica esportes radicais. E a coisa deu certo, tanto que gerou uma quantidade absurda de clones de outras marcas, mas nem sempre com o mesmo sucesso. Outras empresas vieram até com conceitos inovadores, como um controle separado da câmera para prender no braço (com um fio conector) ou com aplicativos para controle remoto via smartphone, pois uma das deficiências da GoPro é a dificuldade de alterar suas configurações quando ela está presa no capacete ou no guidão da bicicleta. Porém, mesmo com os clones e melhorias, nenhum dos concorrentes teve a mesma idéia que a Casio com sua EX-FR10.

Olhando o brinquedo ele até parece uma câmera normal, com um design interessante. Mas, a grande sacada aqui é que a câmera se desconecta de seu visor LCD e todas as configurações podem ser controladas remotamente. A conexão entre as duas unidades é feita através de conexão Bluetooth e a Casio garante que ela é efetiva até uma distância de 10 metros. A Casio EX-FR10 apresenta uma lente de distância focal fixa equivalente a uma 21 mm com abertura de diafragma em f/2,8. O sensor é um CMOS retroiluminado com 1/2,3 polegadas que grava vídeos em Full HD (com clipes de até 29 minutos) e produz fotos com 14 megapixels de resolução. Levando em conta que e uma câmera para esportes radicais, a Casio garante que a EX-FR10 suporta quedas de até 2 metros, é moderadamente resistente a água (pode ficar submersa por 30 minutos em uma profundidade máxima de 1 metro) e vedada contra poeira. A gravação do som é feita através de um microfone mono e o armazenamento em cartões micro-SD. A unidade de controle possui um visor LCD de sensível ao toque 2 polegadas e com 230 mil pontos de resolução.

casio_exilim_EX_FR10_2

Querendo ou não, o conceito é interessante. Você tem um único equipamento que te permite o controle a distância da unidade de filmagem e sem a necessidade de comprar ou utilizar um outro equipamento para isso. O equipamento possui conexão Wi-Fi e pode transferir fotos e vídeos para seu Smartphone através de aplicativo da empresa. Infelizmente, o equipamento só vai ser comercializado no Japão. A Casio Exilim EX-FR10 vai estar disponível em setembro com a opção de três cores e com valor aproximado de US$ 480,00.

Fonte: Dpreview.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários