Meio Bit » Arquivo » Hardware » Microsoft encerra suporte do Skype para Windows Phone 7

Microsoft encerra suporte do Skype para Windows Phone 7

Você tem um Windows Phone 7 e usa Skype? Más notícias: suporte é descontinuado e nas próximas semanas o app será desativado em definitivo

9 anos e meio atrás

skype-wp7

Se você é uma das várias pessoas que ainda utiliza um dispositivo Windows Phone 7, é bom aceitar a ideia de que em breve você poderá ficar com um app a menos. A Microsoft anunciou, através da página de suporte do Skype que a aplicação deixará se ser suportada em aparelhos com a versão mais antiga de seu sistema mobile.

Na postagem, a Microsoft diz que os apps foram retirados definitivamente da loja do Windows Phone 7.x (quem possui o Skype instalado em seus smartphone ainda pode utilizá-lo, mas nas próximas semanas ele será de fato desativado) para garantir a melhor experiência de uso do Skype possível, o que segundo ela a versão anterior de seus SO mobile não é mais capaz de entregar. Quando isso acontece, o Skype é desativado de qualquer plataforma que não seja mais capaz de sustentar updates constantes (a Microsoft é tão chata com isso que ela força updates na versão desktop, mesmo com a opção desligada). Considerando as modificações profundas de kernel que o WP8 sofreu, é até compreensível que Redmond pretenda desativar o Skype por segundo ela, não ser capaz de mantê-lo funcionando de acordo.

Claro, o buraco é bem mais embaixo. O suporte do Windows Phone 7.8 vai se encerrar no dia 09/09 e não será estendido obviamente. Já o do WP8 na teoria já caiu do telhado no dia 08/07, mas o 8.1 Update 1 já está rolando para todo mundo e o Update 2 vem aí. Portanto manter o desenvolvimento de aplicações para uma versão defasada do sistema mobile é desperdício de dinheiro, aliado ao fato que a Microsoft, como qualquer outra empresa do universo visa o lucro; portanto, retirar o Skype também faz parte de uma estratégia para forçar o usuário a migrar para smartphones mais recentes.

Minha única queixa quanto ao MO da Microsoft é o fato de que seus dispositivos não recebem updates completos quando uma nova versão do sistema é lançada. O update para a versão 7.8 foi incremental, apenas para manter os devices antigos minimamente alinhados com os aparelhos mais recentes. Da mesma forma, gadgets com o WP8 muito provavelmente não receberão o Windows Phone 9, ficando com um update intermediário. Não é o cenário ideal, mas pode ter dado resultado para maximizar seu market share.

Fonte: MS.

relacionados


Comentários