Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Campanha Newborn Responsável: eu faço

Campanha Newborn Responsável: eu faço

A ABFRN está lançando a campanha Newborn Responsável: Eu faço, mostrando que seus membros possuem as práticas e cuidados necessários para executar esse tipo de fotografia.

9 anos e meio atrás

Então chegamos a um ponto em que o Newborn se tornou a nova galinha dos ovos de ouro dentro da fotografia. Até alguns anos atrás, o casamento era o principal filão de procura para recém-profissionais ganharem o seu dinheirinho. Agora as coisas mudaram. Não que o casamento não continue uma atividade rentável, mas o Newborn está crescendo rapidamente para se tornar a estrela mais brilhante da fotografia para aqueles que decidiram abraçar a profissão agora. Isso pode ser comprovado, pelo menos de minha parte, no crescimento da procura por cursos e dicas sobre fotografia de recém-nascidos. Creio que o crescimento de profissionais neste mercado está marcado pelo sucesso dos que apostaram primeiro no filão, na garantia de boas vendas (pois tudo que envolve crianças é comprado pelos pais) e pelo aparente baixo investimento para começar (tem gente fotografando bebês em praças públicas).

Mas, não é bem assim. Quem já teve o privilégio de conhecer o trabalho de um profissional do ramo, sabe que o investimento é até bem alto e, principalmente, a responsabilidade da atividade é gigantesca. Mas, o principal ponto é determinar, realmente, o que é esse tal de Newborn. Observando as fotos de pessoas que já são reconhecidas no ramo, como a Simone Silvério, eu observo um padrão no que se convencionou a chamar de Newborn. São fotografias onde o foco é o bebê, claro, mas percebo uma preocupação absurda com a produção de arte do cenário. Tudo se encaixa para criar uma atmosférica quase etérea, uma representação de um universo onírico. Essa seria uma definição bacana, a representação de um sonho. Uma foto que você colocaria na parede sem pensar duas vezes. Um verdadeiro fine art. Se você está fotografando recém-nascidos e não está trabalhando a sua produção de arte, então você não está fazendo direito. Fotografia de crianças existe há muito tempo, o Newborn é algo diferente.

newborn_responsável

Pensando em trabalhar essa diferenciação, e fazer um movimento de utilidade pública, a ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos Recém-Nascidos) está lançando a campanha Newborn Responsável: Eu faço. Aqui entramos em um ponto importante deste tipo de fotografia. O seu objeto fotográfico é uma criança com 8 ou 10 dias de vida. É um ser humano frágil ainda e são necessários cuidados e práticas que não causem desconforto ou algum tipo de lesão. O foco da campanha é mostrar para os fotógrafos de inicio de carreira que a maioria das fotos que são feitas com os bebês são, na verdade, montagens de várias fotos. As crianças ainda não possuem estrutura óssea para ficarem em posições que são mostradas nessas fotos. Os associados da ABFRN estão publicando em seus sites e páginas das redes sociais imagens que mostram como as fotos são feitas e o resultado final. Por incrível que pareça, existem pessoas que tentam fazer as poses das fotos de verdade com o bebê, pois não possuem ideia da pós-produção necessária.

newborn_responsável2

Uma iniciativa bacana e que pode abrir a cabeça de muitos fotógrafos, além de poupar alguns aborrecimentos.

relacionados


Comentários