Meio Bit » Arquivo » Internet » BitTorrent apresenta Bleep, o "chat mais seguro do mundo"

BitTorrent apresenta Bleep, o "chat mais seguro do mundo"

Conheça o Bleep, o app de chat da BitTorrent via P2P que promete ser completamente à prova de bisbilhoteiros

9 anos e meio atrás

bleep

Não é de hoje que a BitTorrent está tentando de todo jeito legitimar seus negócios, afastar seu nome da pirataria que geralmente é ligada ao seu principal produto, que desde seu lançamento em 2001 foi principalmente usado para compartilhar material de forma ilícita. Iniciativas como o Sync e o Bundle mostram que ela ao mesmo vem fazendo sua parte e oferecendo serviços legais, e no caso do último inclusive tentando se aproximar dos criadores de conteúdo.

Agora ela apresenta mais um produto: trata-se do Bleep, um chat de texto e voz que segundo a empresa é o mais seguro que existe.

O tal Bleep é um projeto anunciado no fim de 2013 chamado na época de "um chat livre", e o nome vem do fato de que o foco do aplicativo é proporcionar conversas completamente blindadas entre os contatos, onde nem os desenvolvedores podem acessar o conteúdo. Aos olhos externos, as mensagens não seriam nada mais do que um "bleep" - onomatopeia em inglês para um bip de máquina indecifrável.

bleep-001

Conhecendo a BitTorrent não é difícil imaginar como o Bleep se comporta: ao invés de contar com um único servidor a informação é descentralizada, da mesma forma que ocorre com o tráfego de torrents. Dessa forma as mensagens são distribuídas utilizando os mesmos protocolos P2P, tornando o rastreio das mensagens e metadados inviável. Isso posto, o BitTorrent não pode rastrear as mensagens nem se quisesse. Segundo a BitTorrent, o objetivo principal do Bleep é proporcionar uma internet mais aberta, com comunicações seguras e sem o famoso "boi na linha".

bleep-002

No momento o Bleep encontra-se em fase pré-alfa, mas é possível se inscrever: basta entrar no site oficial e se inscrever com seu e-mail. Caso você seja selecionado para o período de testes, você poderá convidar seus amigos e inclusive importar seus contatos da conta do Google. Por enquanto ele só é compatível com Windows 7 e Windows 8 e o client só pode ser instalado em uma máquina, sem opção de remoção - porém a BitTorrent pretende disponibilizá-lo em mais plataformas em breve. Ele por enquanto só permite conservas de texto e áudio online, mas a opção de chat offline já foi anunciada.

Fonte: E.

relacionados


Comentários