Meio Bit » Arquivo » Internet » Sem tempo agora? Facebook vai permitir salvar itens da timeline para ler depois

Sem tempo agora? Facebook vai permitir salvar itens da timeline para ler depois

Facebook está introduzindo uma ferramenta que vai permitir aos usuários salvarem atualizações de seus amigos para leitura futura. Afinal, ninguém tem tempo pra ler o Facebook o dia inteiro, certo? Recurso se chamará Save, e talvez não possa substituir outros apps como Pocket e Instapaper. Entenda:

10 anos atrás

introducingsaved2

Ah... o Facebook. Essa rede social que se iniciou como um projeto dentro de uma faculdade, tomou o mundo como seu quintal e hoje já acabou com o Orkut, aproxima familiares que moram longe, afasta os que moram perto e vê nossas publicações como uma gigantesca Matrix em forma de Data Warehouse.

A ferramenta já é utilizada muito além da interação entre usuários, como nos casos onde o login é a validação em outros sites, como em cadastros de serviços que em tese nada têm à ver com rede social e, claro, para comércio.

Em verdade, há quem seja viciado em Facebook, em compartilhar, em receber likes, em discutir com estranhos e ver fotos de filhotes. Só que se você tem o mínimo de responsabilidade, quase nunca sobra tempo para conferir tudo o que seus amigos e parentes postam em suas respectivas timelines.

Seja por falta de tempo, seja pelo monstruoso fluxo de informações, seja por tudo isso junto e misturado.

Mark Zuckerberg e sua equipe sabem disso e por esse motivo eles estão apresentando uma ferramenta que está sendo chamada de Save.

Trata-se de um recurso que vai permitir aos usuários salvarem - ah vá! - links, lugares, músicas, filmes, seriados e qualquer coisa que seus amigos publiquem, em um compilado que será armazenado em uma nova seção, dentro da aba "Mais" (ou "More") nos apps de dispositivos móveis. Para a versão de desktop, os itens salvos vão estar na barra lateral do Facebook.

Dalí, obviamente você poderá comentar, curtir e compartilhar todo esse conteúdo, num momento que lhe for mais prático.

introducingsave

introducingsave3

"Ah Matheus, então o Facebook quer acabar com o Pocket e com o Instapaper?!" - Então... não. Por enquanto. Isso porque no save não há acesso offline aos posts. E a organização destas publicações não vai funcionar como no Pinterest, para quem levantar essa hipótese.

Pelo contrário: os usuários não vão poder criar suas próprias listas de itens salvos. O Facebook é quem vai separar tudo por segmentos como lugares, músicas, e zaz e zaz. Um design bem básico, por sinal, mas que algumas pessoas vão gostar, tamanha simplicidade.

E, para evitar que você salve alguma publicação e esqueça ela lá no limbo do Save, o software vai enviar notificações esporádicas para te lembrar à respeito, em seu feed de notícias.

O Save estará disponível para usuários do iOS, Android e PC nos próximos dias. Nada foi dito à respeito do Windows Phone.

Se for como as notificações forçadas nas quais cabeças dos seus amigos ficam flutuando pela tela do gadget, prevejo algumas pessoas bem irritadas. Sem isso, me parece uma atualização útil.

E vocês, o que acham?

Fonte: Facebook.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários