Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Pentax XG-1 Ultrazoom chega ao mercado

Pentax XG-1 Ultrazoom chega ao mercado

A Ricoh coloca mais uma ultrazoom Pentax no mercado mesclando características avançadas com outras bem pobres. Deve agradar quem está procurando uma câmera para fotografar natureza ou esportes sem gastar muito.

10 anos atrás

Decidi que vou parar de destilar meu veneno sobre este tipo de equipamento. Como alguns argumentaram nos comentários de um texto, existem consumidores para os mais diversos tipos de equipamento e muitos ficam felizes em ter uma câmera com grandes distância focal, mesmo que a nitidez não seja lá essas coisas ou o ruido em baixas luzes seja uma coisa arrepiante. Quem está com equipamento novo no mercado é a Ricoh. Mesmo tendo decidido exterminar o nome Pentax das câmeras mais simples, o que eu acho uma atitude exagerada, a empresa ainda mantém o nome para câmeras mais avançadas e para a linha reflex normal e de médio formato. Por mais que saibamos que a Pentax é uma empresa que existe apenas no nome, a Ricoh não possui nome sozinha para chamar atenção entre os consumidores mais experientes.

A Pentax XG-1 apresenta algumas características que a aproximam das mais modernas ultrazooms do mercado, mas algumas outras são bem simples, deixando a avaliação final do equipamento com uma nota bem média. A câmera está equipada com um sensor CMOS retroiluminado com 16 megapixels de resolução máxima, o que está bem na faixa de possibilidades para esse tipo de tecnologia. Interessante como a maioria das câmeras compactas estacionou nesse patamar de resolução. Ninguém mais briga por megapixels. Junto com a resolução temos uma lente com distância focal de 24-1248mm, o que confere ao equipamento a marca de 52x de zoom ótico. Nada mal, mas eu daria mais importância para a generosa grande angular do que para a estupenda teleobjetiva. A abertura máxima de diafragma fica em f/2,8-5,6. Querendo ou não, é uma abertura de diafragma bem mais interessante do que da maioria das lentes que encontramos para câmeras reflex. A XG-1 possui estabilização de imagem por movimentação do sensor (uma coisa que a Pentax praticamente inventou) e pode fazer até 9 fotos por segundo em resolução completa. Como é normal, ela pode aumentar essa quantidade de fotos com resoluções mais baixas (60 fotos por segundo em resolução VGA e 30 fotos por segundo em resolução de 4 megapixels). Fechando as características interessantes, a câmera pode fazer gravação de vídeo em full HD com 30 fotogramas por segundo.

Do ponto de vista das características mais pobres, a câmera possui visor LCD de 3 polegadas sem articulação e com resolução de 460 mil pontos e um pobre visor eletrônico com 200 mil pontos. Nessa mesma linha, a bateria de lithium-ion possui autonomia para apenas 240 fotos. A Pentax XG-1 vai estar disponível em agosto por US$ 399,95.

pentax_XG1

 

relacionados


Comentários