Meio Bit » Arquivo » Software » Novo Menu Iniciar aparece em build vazada do Windows 9

Novo Menu Iniciar aparece em build vazada do Windows 9

Surgem imagens da suposta primeira versão do Windows 9, exibindo o Menu Iniciar remodelado e apps Modern rodando em modo janela

10 anos atrás

windows-9-start-menu

Todos estão aguardando para descobrir o que a Microsoft tem guardado nas suas mangas para o Threshold, chamado informalmente de Windows 9. Depois da fria recepção do Windows 8, que foi massivamente rejeitado por ser diferente demais (há quem diga que ele é ruim; eu gosto dele portanto não entrarei nessa discussão). Uma das principais queixas dos usuários foi a remoção do Menu Iniciar, além da adoção forçada da interface Modern UI, antes conhecida como Metro. Tudo indica que Redmond desistiu de forçar a mescla entre desktop e mobile e vai separar ambos ambientes em definitivo, mas segundo imagens supostamente da primeira build do sistema operacional, a empresa ainda não quer abandonar os live tiles no desktop.

Usuários do fórum MyDigitalLife conseguiram colocar as mãos nas imagens que supostamente seriam da primeira build compilada do Threshold, com data do dia 4 de julho (feriado norte-americano, o que tornam as coisas ainda mais estranhas). Na prática o Menu Iniciar exibido não é nada diferente do que foi visto na BUILD 2014, com o lado esquerdo idêntico ao menu do Windows 7 e o direito se assemelhando a uma versão resumida da tela inicial da Modern UI, com tiles dinâmicas. Ainda não há confirmação se ele será customizável (o que é bem provável), mas ele ao menos poderá permitir reposicionamento e redimensionamento. Como o Threshold para desktop abrirá na interface x86 por padrão, os tiles serão abertos em formato janela. Isso mostra que reservar a interface Modern apenas para tablets, a Microsoft ainda não pretende dar o braço a torcer e continuará a oferecer os apps nativos do Windows 8. É provável que até mesmo alguns deles não possam ser removidos, obrigando o usuário a engolí-los.

windows-9-live-tiles-window-mode

É importante lembrar: essas imagens podem muito bem ser um photoshop bem elaborado e não representarem os verdadeiros produtos em desenvolvimento, entretanto é fato que as primeiras builds já existem e tudo indica que ele contará com a versão 6.4 do kernel Windows NT. As imagens mostram uma marca d'água do Windows 8.1 pro, mas isso é até normal nas primeiras versões de novos SOs. De qualquer forma, a previsão é que o primeiro preview seja disponibilizado em dezembro e o Threshold chegue ao mercado durante a primavera de 2015 no hemisfério norte, entre março e junho.

Fonte: ET.

relacionados


Comentários