Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Conheça o fotógrafo oficial dos Thunderbirds

Conheça o fotógrafo oficial dos Thunderbirds

Poucos fotógrafos possuem um trabalho igual ao do Sargento Larry Reid Jr. Ele tem a responsabilidade de registrar as atividades dos Thunderbirds, a unidade de acrobacias aéreas da Força Aérea Americana.

10 anos atrás

Fotografia é uma arte? Às vezes sim, e às vezes não. Mas, não podemos negar a sua utilidade primordial: o registro. Ela serve para registrar e mostrar para os que não estiveram presentes um determinado fato ou acontecimento importante. Por isso que a existência da figura do fotógrafo institucional em uma empresa ou repartição pública é o que indica que aquela instituição tem uma grande preocupação com o registro de sua história e a manutenção de sua memória. Podem pesquisar as grandes instituições e perceber a importância de um amplo registro fotográfico em sua história.

thunderbirds_03

Uma destas instituições que está amplamente preocupada com o registro de sua trajetória é a Força Aérea dos Estados Unidos. Em uma cobertura fotográfica de rotina para os Thunderbirds da Força Aérea Americana, o fotógrafo Jaron Schneider percebeu um soldado fotografando a apresentação dos Caças. Nada de estranho, pois era um evento importante e nada mais justo do que enviar alguém para fotografar. Porém, ao conversar com o Sargento Larry Reid Jr. Ele descobriu que o trabalho principal do jovem fotógrafo é registrar os diversos momentos e atividades dos Thunderbirds. Ou seja, um trampo de fazer cair o queixo de muita gente. Afinal de contas, não é todo dia que você encontra uma pessoa que tem como atividade remunerada registrar o voo de um caça F16 Thunderbird de dentro de outro caça F16. O trabalho fotográfico do sargento chamou tanta atenção que acabou virando um minidocumentário, feito ali mesmo durante o evento.

thunderbirds_02

Os Thunderbirdes são um esquadrão de demonstração da Força Aérea dos Estados Unidos. Eles viajam todo o território americado e outras partes do mundo fazendo acrobacias e outras demonstrações. Desde 1983 eles se utilizam de caças F-16 em suas demonstrações.

thunderbirds_01

Reid aponta que o trabalho é complicado, pois fotografar a esquadrilha em pleno ar pode ser um desafio, principalmente quando o registro deve ter como plano de fundo algum monumento famoso. Às vezes é uma única chance de fotografar em uma paisagem que não vai se repetir tão cedo. O conjunto de imagens apresentados na matéria é espetacular, por conta da composição, da situação e do olhar apurado do fotógrafo, porém o próprio Reid aponta que, talvez, esse seja um tipo de foto que está com os dias contados na Força Aérea Americana pelo fato de a maioria dos jatos de combate estar sendo substituído por aviões com apenas um assento. Logo não será possível pegar carona em um caça e fazer fotos estonteantes que mata de inveja qualquer um que goste de fotografia, ou de aviões. Vejam o vídeo abaixo e comprovem que a oportunidade para uma boa fotografia está em todos os lugares.

From Jet to Jet- Being the USAF Thunderbirds Official Photographer from Jaron Schneider on Vimeo.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários