Meio Bit » Arquivo » Hardware » Project Tango serão os olhos dos SPHERES da NASA

Project Tango serão os olhos dos SPHERES da NASA

SPHERES da NASA presentes na ISS receberão um belo upgrade: Project Tango permitirá que os robôs esféricos possam pela primeira vez navegar pela estação

10 anos atrás

nasa-spheres

O Project Tango do Google está se preparando para deixar a Terra. Os smartphones equipados com câmeras 3D e sensores de profundidade vão se tornar os novos cérebros dos SPHERES, os robôs autônomos da Estação Espacial Internacional utilizados para estudar algoritmos de navegação, acoplagem e segurança.

O conceito de um robô esférico giro-estabilizado foi ideia do professor David Miller do MIT, que buscou a inspiração nisso aqui:

luke.jpg

A cena em que Luke Skywalker utiliza uma esfera flutuante para realizar seu pré-treinamento jedi. Miller inclusive exibiu essa cena aos seus alunos e cobrou que fizessem um autômato semelhante. A ideia de um robozinho esférico, voando no vácuo de forma estável e funcionando como um assistente dos astronautas na ISS foi recebida de braços abertos pelo pessoal da NASA, eles mais do que ninguém nerds de carteirinha e fãs de George Lucas. Isso ou não teríamos o Robonauta 2.

Voltando ao Project Tango, os smartphones que são uma versão de bolso do Kinect servirão como olhos e cérebros das três SPHERES, que quando subiram pela primeira vez em 2006 eram capazes de se mover de forma precisa, mas nada além disso. Foi necessária a adição de smartphones Android (para ser exato, o Nexus S) para otimizar seu uso e torná-los capazes de utilizar Wi-Fi e outras coisas, além de poderem utilizar a câmera e reconhecer o mundo ao redor. Mas era preciso mais.

project-tango

Com os sensores do Tango, os robozinhos serão capazes de mapear em tempo real o ambiente ao redor, e como eles são bem apurados os SPHERES poderão criar mapas 3D dos cômodos, permitindo pela primeira vez que eles possam transitar entre os compartimentos da ISS. No futuro a NASA espera que eles possam ser utilizados no espaço, a fim de realizar tarefas que os astronautas não possam.

Caso o projeto se mostre promissor, a empreitada com a NASA será a melhor vitrine que o Google poderia conseguir para o Project Tango, que desde já se mostra sensacional. Os protótipos do Tango serão embarcados em uma nave de carga e despachados rumos à ISS na próxima sexta-feira.

Fonte: NASA.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários