Meio Bit » Arquivo » Games » Erro faz jogo ser “lançado” sete meses antes do previsto

Erro faz jogo ser “lançado” sete meses antes do previsto

Com sua versão final prevista para chegar ao Steam apenas no ano que vem, erro humano fez com que o The Tower passasse a ser vendido assim no Steam, evidenciando a fragilidade do programa Early Acces.

10 anos atrás

the-tower

Eu considero o Steam Early Acces uma das melhores novidades da Valve nos últimos anos. Ele permitiu que os mais apressados pudessem jogar alguns games antes mesmo de serem finalizados, mas principalmente, deu aos desenvolvedores a possibilidade de arrecadar com títulos que ainda estão em produção, algo que pode ser muito importante para um estúdio indie.

Porém, como qualquer serviço ele não está imune a problemas e nos últimos dias temos visto alguns que colocam em dúvida os benefícios propostos por tal modelo de negócios e por pouco mais um jogo não entrou para essa lista de “fracassos”.

Funcionando como um remake para o jogo homônimo lançado em 2012, há algum tempo o The Tower pode ser adquirido pelo Steam graças ao programa de venda antecipada, mas algumas pessoas ficaram surpresas quando subitamente sua versão completa começou a ser oferecida na loja. Acontece que a previsão era de que isso só deveria se tornar realidade no início de 2015 e ao ser questionado sobre o caso, o game designer Dante Knoxx deu a seguinte resposta:

Oh, Cristo! Recentemente dei a Zakk acesso as bastidores como [um novo] moderador, para que eu pudesse me concentrar em trabalhar plenamente e retirasse um pouco da pressão da comunidade da minha carga de trabalho, e o idiota lançou o jogo sete meses antes!

Percebendo o problema, o rapaz correu para pedir ajuda à Valve, que fez com que o título voltasse a aparecer como inacabado, mas como ele bem disse, o estrago causado por tal erro poderia ter sido incalculável. Imagine se algumas pessoas resolvessem comprar o jogo e percebendo que ainda se tratava de uma versão em produção, começasse a criticar o pessoal da Narrow Monolith, talvez até dizendo que eles estavam mal intencionados. Reverter essa imagem poderia ser muito difícil ou até impossível, tudo por causa de uma falha aparentemente inofensiva.

No entanto, mesmo sabendo que este não foi um problema especifico do programa Early Acces ou mesmo da Valve, o caso ressalta o quão fácil é estragar um projeto, principalmente devido a liberdade que as empresas possuem para publicar suas criações por lá e acredito que ele deveria fazer os responsáveis pelo Steam e evidentemente, pelas desenvolvedores, redobrarem a atenção.

Fonte: GameSided.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários