Meio Bit » Arquivo » Internet » Orkut será descontinuado pelo Google em 30 de setembro

Orkut será descontinuado pelo Google em 30 de setembro

Com o fim do Orkut, as comunidades públicas continuarão disponíveis para consulta dos usuários e novos cadastros não mais poderão ser feitos pelos usuários.

10 anos atrás

orkut_logo

A notícia, aguardada há muito tempo por todos, finalmente chegou: o Orkut será descontinuado pelo Google em 30 de setembro e, a partir desta segunda-feira, os usuários não mais poderão se cadastrar na primeira rede social da gigante das buscas.

Em uma postagem no blog do Orkut, Paulo Golgher, Diretor de Engenharia do Google, afirma que a decisão de abrir mão da rede social que, um dia, foi a queridinha do Brasil, se deve ao fato de que, como todos bem sabemos, o Orkut ter caído num declínio sem fim, perdendo espaço para o Facebook, que acabou caindo no gosto dos brasileiros.

Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

Segundo Golgher, a partir de hoje, novos cadastros serão suspensos no Orkut e o serviço continuará no ar até o próximo dia 30 de setembro, quando deixará de existir de vez. As comunidades, que foram o grande diferencial da rede social por muito tempo, não deixarão de existir.

Segundo o executivo, “um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014”, mas o usuário que não quiser ter o seu nome vinculado aos posts poderá excluir o serviço da sua Conta Google antes da data.

orkut_pagina_login

Para finalizar o comunicado, Golgher pede desculpas aos usuários que ainda utilizam o Orkut e afirma que “foram 10 anos inesquecíveis”. “Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além”, completou o executivo.

Recordo como se fosse hoje do dia em que tive que garimpar, entre os meus contatos, um convite para o Orkut. Na verdade, Orkut virou sinônimo de convite, uma vez que boa parte das novidades somente eram disponíveis através deles.

Tive a felicidade de, ao longo de muitos anos, fazer parte de incríveis comunidades, nas quais pude aprender muita coisa e compartilhar o conhecimento que tinha. Fiz, também, muitos amigos, com os quais mantenho contato até hoje.

ricardo_fraga_orkut

Em um evento do qual participei no Googleplex, em Mountain View, tive a felicidade de conhecer o Orkut Büyükkökten pessoalmente e, em uma breve conversa, fiz questão de perguntar a ele se ele tinha noção da importância que a rede social teve, para o Brasil, no que se refere à inclusão digital. Para a minha surpresa, a resposta foi positiva e o criador da rede social se mostrou extremamente satisfeito por ter dado essa contribuição ao país.

Apesar de eu não utilizar o Orkut há algum tempo e saber que, mais cedo ou mais tarde, o serviço chegaria ao fim, fico um pouco triste com a notícia. Contudo, fico feliz em saber que o Google cuidará bem das comunidades, um arquivo digital sobre a história (nem tão) recente do Brasil. Nada mais justo com aquela que, por muitos anos, foi a rede social mais utilizada pelo povo brasileiro.

Obrigado por tudo, Orkut!

relacionados


Comentários