Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sony falhou na Copa?

Sony falhou na Copa?

Campanha de marketing da Sony para sua linha Alpha de câmeras durante o Mundial de Futebol parece não ter dado muito certo. Veja como isso aconteceu.

10 anos atrás

Fechando essa noite com um pouco de humor, ou nem tanto, se você trabalhar no departamento de marketing da Sony. A empresa nipônica é uma das patrocinadoras do campeonato mundial de futebol e, como tal, tem direito de ter sua marca espalhada pelo estádio e em todos os produtos que vão ter destaque na mídia. Alguns sites internacionais (que tratam especificamente de fotografia) estão dando destaque para os coletes dos profissionais de imprensa que estão trabalhando nos gramados. Quase todos os coletes possuem, de forma gigante, estampado o logotipo da linha Alpha, as câmeras fotográficas reflex e SLT da Sony. Muito bom, afinal de contas é uma grande visibilidade para a empresa. O problema é que nenhum destes profissionais de imprensa está utilizando equipamentos da Sony. Embora não seja demérito nenhum para a empresa, não podemos negar que é engraçado.

Fotografia de esporte é um segmento muito especializado. É preciso equipamentos com qualidade, rapidez, lentes rápidas com grande distância focal (que custam a sua alma e mais uns trocos) e durabilidade. Até alguns anos atrás, a Canon dominava esse mercado por conta da espetacular rapidez do foco automático. Mas, a Nikon vem se destacando e ganhou grande parte deste território. Nas últimas Olimpíadas a quantidade de câmeras Nikon e Canon estavam quase na mesma proporção nos eventos e também tínhamos algumas poucas Sony nos estádios. Esse fato é conhecido porque algumas revistas de fotografia fizeram o levantamento da preferência dos fotógrafos esportivos.

A Sony vem investindo pesado na fotografia e no desenvolvimento de câmeras bem interessantes. Alguns apontam que eles lançaram nos últimos 12 meses as câmeras fotográficas mais inovadoras que temos notícia. E isso vindo de uma empresa onde as primeiras câmeras reflex pareciam de brinquedo (quem lembra da Alpha 100?). Mas, na Copa do Mundo pisaram um pouco na bola no quesito propaganda. Todo mundo sabe que a maior parte dos fotógrafos esportivos trabalha com equipamentos fornecidos pela redação do meio de comunicação, justamente por conta do valor elevado das lentes. Não custaria nada bancar alguns destes fotógrafos com equipamentos e lentes de última geração (como a Olympus fez com os fotógrafos da National Geographic por alguns anos) para mostrar que eles estão no mesmo nível de qualidade das duas gigantes.

Infelizmente a oportunidade passou. Quem sabe nas Olimpíadas.

sony_na_copa_do_mundo

Fonte: Sony Alpha Rumors

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários