Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Possível — ok, improvável — mensagem secreta sobre o fim do Truecrypt

Possível — ok, improvável — mensagem secreta sobre o fim do Truecrypt

A saga do TrueCrypt continua. Experts afirmam ter encontrado uma mensagem oculta na página de despedida do software, implicando a NSA em seu desaparecimento.

10 anos atrás

davinci

ALERTA: o MeioBit não costuma publicar boatos, mas as informações neste texto estão aquém do conceito de rumor, ainda precisam comer muito arroz e feijão, mas valem ser divulgadas pelo menos para fins de entretenimento, igual ao sensacional relato da Prisão Secreta que o PT estaria construindo debaixo do Itaquerão. Apreciar delírios de mentes doentias soa cruel mas é divertido.

No caso o alvo é o TrueCrypt, excelente freeware de criptografia que do nada foi tirado do ar, assustando usuários no mundo todo.

Como pelo visto não foi hacker, uma das hipóteses restantes é que o programa tenha sido alvo da NSA ou de outra agência de inteligência, quebrando a criptografia OU inserindo Cavalos de Tróia no código-fonte.

Agora um grupo de desocupados cidadãos preocupados descobriu algo curioso. Na página do TrueCrypt no Sourceforge há um aviso escrito em inglês meio errado:

WARNING: Using TrueCrypt is not secure as it may contain unfixed security issues

Das duas uma: ou algum não-nativo escreveu o texto OU há uma mensagem oculta. Usando a Navalha Enferrujada de Occam, deduziram que obviamente havia algo ali. Fuçando mais e mais e usando a incrível capacidade humana de detectar padrões inexistentes, que nos rendeu a Nossa Senhora do Veja Multi-Uso, identificaram as primeiras letras das palavras:

(U)sing (T)rueCrypt (i)s (n)ot (s)ecure (a)s (i)t (m)ay (c)ontain (u)nfixed (s)ecurity (i)ssues

O que dá: utinsaimcusi. Vamos separar, até chegar a palavras:

uti nsa im cu si

Em português os termos UTI, NSA e CU já garantem uma piada do Gentili, mas provavelmente a linguagem é outra. Parece mais… latim. Vários experts, ou pelo menos gente na internet que se diz expert estudaram o texto. Confesso que meus conhecimentos de Latim são limitados, embora tenha nascido na América Latina não ligo pra língua de meus antepassados*.

*eu sei

Quem poderá nos ajudar? Google, claro. Coloquemos a frase e vamos ver o resultado traduzido:

tradutoretraitore

OMFG VAMOS TODOS MORRER!

Ou seja: a equipe do TrueCrypt, silenciada por alguma ordem governamental deixou em sua mensagem de despedida uma mensagem de alerta, obscura o suficiente para gerar Negação Plausível caso sejam levados a júri popular. Alguns alegam que o texto está em latim ruim, outros que não faz sentido e que a tradução do Google é sugerida por usuários.

Nos fóruns a discussão está pegando fogo. Quem fala a verdade? Quem está por trás da mensagem? O pessoal do TrueCrypt poderia ter vazado a história toda via Snowden ou Wikileaks? Poderia. Poderiam pegar um avião, ir pra Guatemala, entrar em um cybercafé e mandar emails anônimos pra metade da imprensa ocidental? Poderiam, mas qual a graça? Faz muito mais sentido escrever uma mensagem críptica em uma língua morta e esperar que uma boa mas desencaminhada alma a descubra, traduza e divulgue.

Ou isso ou os culpados são…

aliens

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários