Meio Bit » Arquivo » Internet » Cortana no iOS e Android: por que não?

Cortana no iOS e Android: por que não?

Siri e Google Now que se cuidem: no que depender da Microsoft Cortana não demorará muito a aterrissar no iOS e Android, através do Bing Search

10 anos atrás

cortana-001

Como a Microsoft bem sabe, manter a Cortana limitada ao Windows Phone é um desperdício de potencial. Ela vem sendo planejada como uma assistente que vai coordenar toda a plataforma Windows do usuário, sejam smartphones, tablets, Surface, desktop ou Xbox One. Ela ainda é bem beta, mas o potencial que ela apresenta a colocar no nível estado da arte de softwares que ouvem e analisam contexto, assim como a Siri. O Google Now nem chega perto, é basicamente uma interface amigável para seu motor de busca.

Só que a Microsoft pensa software, não hardware. Segundo o gerente de software Marcus Ash, a empresa está considerando liberá-la tanto para o Android quanto para o iOS, o que poderia dar início à guerra das assistentes virtuais.

Como o Bing Search já está presente em ambos sistemas operacionais, evoluí-lo de forma a introduzir Cortana como sua coordenadora seria apenas um passo adiante. Aliada ao motor do Bing e dados do Foursquare, dependendo de como ela for implementada ela passaria também a se alimentar de dados não só de apps exclusivos das duas plataformas, mas também (e isso é especulação minha) dos motores que mantém Siri e Google Now: o Wolfram Alpha e o próprio Google. Ao menos a Apple sabe que a Microsoft é um parceiro importante: na apresentação dos recursos do iOS 8 na WWDC 2014, o Bing Translate foi chamado dentro do Safari para traduzir uma página da web.

Só que a Microsoft não é boba. Ela sabe o quanto Cortana é uma ferramenta importante para cooptar usuários para suas plataformas, tanto é que a ideia é fornecer a assistente para a concorrência de forma limitada, com menos recursos. Assim sendo ela será uma "Cortaninha" no iOS e Android, oferecendo uma prévia do que poderá ser encontrado em plataformas Windows, principalmente no Windows Phone já que ele é atualmente o único lugar em que ela se encontra disponível e relembrando, em fase beta.

A Microsoft não definiu entretanto quando o iOS e o Android receberão sua versão da Cortana, até porque a prioridade será liberá-la no desktop (já confirmado) e posteriormente nos tablets, Surface e Xbox One. Mas julgando que a meta é estar presente em quantas plataformas forem possíveis, eu diria que não vai demorar.

Fonte: GW.

relacionados


Comentários