Meio Bit » Arquivo » Games » Roblox e o sucesso de um jogo desconhecido

Roblox e o sucesso de um jogo desconhecido

Mesmo sem ter a popularidade de um Minecraft, o jogo Roblox tem registrado ótimos números e pode servir como uma ótima ferramenta para que as crianças aprendam um pouco de programação.

10 anos atrás

Eu sei, o título deste post é um tanto contraditório, mas no caso de um jogo chamado Roblox, talvez não exista maneira melhor de descrevê-lo. Lançado no longínquo ano de 2005, confesso que nunca tinha ouvido falar nele, mas fiquei bastante surpreso com os números divulgados num post do blog oficial.

roblox

Comparando seu desempenho com alguns dos maiores sucessos do Steam, em seu pico o sandbox registrou 161.200 jogadores conectados ao mesmo tempo, o que o coloca na frente, por exemplo, do Left 4 Dead (161.000) e apenas um pouco atrás do extremamente popular Counter-Strike: Global Offensive (170.000). Mesmo não fazendo sombra aos 843 mil do Dota 2, trata-se de um desempenho respeitável.

Ainda de acordo com os desenvolvedores, a quantidade de usuários online tem aumentado nos últimos trimestres e na média os jogadores passam mais de 15 horas por semana dentro do Roblox, um número cinco vezes superior ao tempo gasto diante da TV. Além disso, se somados todos que se aventuram pelo game, mais de 60 milhões de horas costumam ser dedicadas por mês, apenas um pouco menos do que a Valve registra no CS: Global Offensive, mas bem mais do que as pessoas gastam no Team Fortress 2.

Com um estilo que lembra o de outro arrasa-quarteirões, o Minecraft, o título tem sido muito elogiado por seus jogadores por servir como ponto de encontro e por permitir a criação de nossos próprios jogos, possibilitando ainda que crianças tenham noções de programação enquanto desenvolvem seus projetos.

Mesmo sendo voltado para os jogadores entre 8 e 18 anos, cada vez mais o game tem conquistado pessoas mais velhas e um dos possíveis motivos para isso estaria exatamente na oportunidade de utilizarmos a ferramenta para darmos vida às nossas ideias de jogos, mas o pessoal da Roblox Corporation admite que o boca-a-boca tem exercido um papel fundamental nesse crescente sucesso.

Visualmente o Roblox pode estar longe daquilo que nos faria ficar de queixo caído, mas pensando nele como uma ferramenta para auxiliar o ensino e/ou dar origem a games que sempre quisemos fazer, mas não sabíamos como, acho que este “LEGO virtual” pode ser muito interessante. Espero poder lhe dar uma chance algum dia desses.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários