Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Boato infundado e idiota do dia: a Apple vai matar o conector de headphone

Boato infundado e idiota do dia: a Apple vai matar o conector de headphone

A Boatosfera de vez em quando se supera. A última, que você vai ouvir por aí, é que a Apple estaria… abandonando os conectores P2 para headphones e passando a usar o conector Lightning. Clique e veja como isso é uma baboseira mais improvável do que o Brasil ser campeão olímpico. De matemática.

10 anos atrás

EU SEI.

Quando as primeiras empresas de iluminação começaram a vender lâmpadas cada uma tinha um bocal diferente. Isso de hoje em dia, com tudo intercambiável simplesmente não existia. Dispositivos elétricos como rádios vinham com baterias proprietárias, e até hoje fabricantes de impressoras fazem de tudo para prender o consumidor aos insumos da empresa.

Algumas vezes um formato é tão bem-sucedido que todo mundo acaba tendo que se render, vide os plugs RCA, ainda presentes em qualquer equipamento eletrônico de áudio e vídeo. Não é fácil se livrar de um legado desses.

Veja por exemplo a Placa-Mãe MAXIMUS VI EXTREME da Asus. É um avião, uma monstruosidade. Vem com painel externo de Overclock, SPDIF, HDMI, Display Port e uns botões que nem sei para quê servem.

asus2

Reparou? O bom e velho conector PS/2 para mouse/teclado E conectores P2 de áudio. O quanto isso é legado? Digamos que você está olhando para a mais moderna tecnologia do Século XXI do lado esquerdo, um módulo mPCIe dual-band Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac + Bluetooth v4.0/3.0+HS, e do outro lado a mais moderna tecnologia do Século XIX, conectores TRS (no Brasil, P2) de 3,5 mm.

Esses conectores vem sendo usados por TRÊS SÉCULOS, surgindo nos painéis telefônicos no final do Século XIX.

MuseON10_WorkingClassWEB

Agora, na falta de iWatches e iPhones 6, a boatosfera resolveu inventar que a Apple iria… matar o P2.

O argumento é que a Apple já fez isso antes, ao trocar o clássico conector 30 pinos do iPod pelo Lightning desde o iPhone 5. Só omitem o detalhe do conector original ter durado NOVE ANOS. Quem fazia muito isso era a Palm, ela chegou a lançar um Conector Universal que durou uma geração de dispositivos. No caso da Apple o buraco é muito mais embaixo. Ou em cima, dependendo do iPhone.

O P2 não é da Apple. O P2 é um conector usado em virtualmente TODOS os equipamentos de áudio para consumidores comuns. Existem alternativas melhores? Centenas, mas também existem umas 200 formas melhores de trocar marchas, mas estamos presos ao câmbio tradicional, todas as soluções modernas são caras, exclusivas e o consumidor comum desconfia.

A Apple não pode alienar o P2, a quantidade de equipamentos que o utiliza é grande demais. Seria equivalente a abandonar o USB e conectar seus iPhones nos computadores usando somente Firewire, coisa aliás feita no primeiro iPod, o que restringiu o equipamento a Macs. Sim, o resultado não foi muito bem-recebido.

Trocar o P2 por um conector proprietário tornaria os equipamentos da Apple incompatíveis com TODOS os headphones, microfones e aparelhos de som do mercado. Equipamentos perfeitamente funcionais parariam de funcionar. Fabricantes teriam que lançar fones especificamente para a Apple. Não é um caso de um hardware específico, onde é jogo lançar uma versão Android e uma versão iOS. É um hardware que todos TODOS os smartphones e MP3 players do planeta são compatíveis, e a Apple exigiria tratamento especial.

Não vai acontecer. Nem por falta de vontade. Todo fabricante adoraria forçar o público a comprar somente acessórios proprietários licenciados, mas brigar com o P2 não é inteligente. Nem no auge de sua arrogância Steve Jobs desafiou um padrão de 3 Séculos. Achar que iriam fazer isso agora é subestimar a inteligência da Apple. Isso sim garantia de fracasso.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários