Meio Bit » Arquivo » Mobile » Dois novos recursos deixam o Google Now ainda mais interessante

Dois novos recursos deixam o Google Now ainda mais interessante

Com lembretes vinculados ao aplicativo de chamadas, horário e geolocalização, somado ao monitoramento de transporte público comumente utilizado pelo proprietário do aparelho, Google Now está se tornando ainda mais interessante. E vem mais novidade por aí.

10 anos atrás

google-now-public-transit670

Há uma batalha sendo travada entre a Apple, Microsoft e o Google para ver quem tem o melhor aplicativo de assistência pessoal com reconhecimento de comandos de voz.

A Siri (da maçã) e a Cortana (da Microsoft) estão se destacando por suas funções de interação com o aparelho, como habilitar e desabilitar o Bluetooth por exemplo, mas também pela integração com serviços como o Twitter, Facebook e Open Table.

Este último, que ajuda bastante na hora de fazer reservas em restaurantes.

Já o Google Now demonstra à cada dia como o Google usou seu poder de acesso à dados para fazer desta ferramenta a mais conveniente de todas, em uma análise mais completa.

De forma geral, quando o assunto é conectar a pessoa ao mundo que o cerca, nada se compara à assistente do robô.

Para ilustrar, deixo aqui um vídeo bem legal, apresentado por Sharon Vaknin, editora do C|NET que fez um comparativo entre a Siri e o Google Now.

No vídeo (publicado há alguns meses, mas ainda válido), ela abordou vários aspectos dos dois softwares, vale a pena dar uma olhada:

Fica evidente que o Google Now tem uma integração muito maior com mapas, pesquisas de informações (como não poderia ser diferente), vídeos no YouTube, status de vôos, flexibilidade na criação de avisos pessoais e coisas assim.

Há muito o que melhorar (e nem ligo se a empresa se inspirar na Microsoft/Cortana para trazer novidades), mas em geral o produto entregue tem excelente qualidade.

E o Google Now está ficando ainda melhor com dois recursos que acabaram de chegar. O primeiro dá uma turbinada na, veja só, função de chamadas. Afinal, um smartphone também serve pra isso, né? Dizem...

Agora você pode agendar alertas de ligações em determinados lugares ou horários. E isso ainda é integrado com o Google Maps.
Vamos simplificar. Você está sentindo uma dor de cabeça meio bizarra durante o fim de semana inteiro e precisa ligar para seu médico.

Aí você pede ao Now:

"Me lembre de ligar para o Dr. Hanz Schucrutz na segunda-feira às 10am".

Ou

"Ligar para a farmácia XPTO quando eu chegar em casa".

Neste caso, a interface do aplicativo pode te apresentar uma lista de farmácias XPTO que ele encontrou nas redondezas, com os respectivos números de telefone para você escolher. Feito isso, quando você chegar em casa, vai surgir um lembrete que te permite fazer a ligação imediatamente.

nexusae0_Screenshot

Já a segunda novidade está vinculada ao excelente serviço de monitoramento de transporte público que o Google faz. Agora ele te avisa quando é a hora de sair de casa para pegar seu ônibus/trem/metrô.

Essencialmente, o software se lembra dos pontos de ônibus e estações de metrô que você costuma utilizar, baseado em seu uso diário, e assim te avisa que seu transporte está chegando.

Evidentemente, para que isso funcione bem, você precisa viver em uma cidade na qual o Google tenha acesso às informações sobre as linhas destes tipos de meios de transporte.

google-now-public-transit

Ambos os recursos são muito legais e vale à pena testar. E você pode apostar que outras funções tão úteis quanto estas serão apresentados para o Google Now em um futuro próximo.

Fontes: AP e 9to5Google.

relacionados


Comentários