Meio Bit » Baú » Ciência » Coca-Cola lança kit inteligente para reaproveitamento de garrafas plásticas

Coca-Cola lança kit inteligente para reaproveitamento de garrafas plásticas

Esse projeto vale a pena: a Coca-Cola está distribuindo no Vietnã um kit de reaproveitamento de garrafas PET realmente útil. É algo que alguém deveria copiar por aqui. Clique e veja:

06/06/2014 às 8:01

coca

Reclicagem, salvo exceções como alumínio é um processo que existe para bancar cooperativas e fazer as pessoas se sentirem bem. O custo energético de reciclar costuma ser bem mais alto do que o de produzir um material novo. Garrafas PET por exemplo são grandes vilãs.

Claro, há os casos onde o produto reciclado é apenas feio, como aqueles horrorosos móveis de garrafa PET, e os casos onde a “reciclagem” é uma piada, como um prédio na Pior Coréia onde garrafas foram recicladas, derretidas, moldadas como NOVAS garrafas e então usadas como tijolos.

Por outro lado há projetos, feitos por profissionais e não estudantes de design bem-intencionados que são REALMENTE bons.

É o caso desta iniciativa da Coca-Cola. Chamado 2ndLives, se propõe a reaproveitar a garrafa PET de forma incrivelmente versátil. A idéia é simples: um kit com 16 equipamentos diferentes está sendo distribuído pra população carente no Vietnã. Em breve Tailândia e Indonésia entrarão no programa.

Esses equipamentos transformam uma garrafa de Coca-Cola em um um spray, uma caneta para usar na escola, dispenser de xampu… é genial, veja:

http://www.youtube.com/watch?v=rWgCQgzJOU4

O custo de produção desses kits é muito, muito barato, cada um tira 16 garrafas das ruas. O Brasil deveria ter uma fábrica só pra produzir algo semelhante e distribuir em escolas.

Claro, os comentários do YouTube estão maravilhosos, de Sangue Negro do Capitalismo pra baixo…

Fonte: Neatorama.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários