Meio Bit » Arquivo » Fotografia » PicTricks — Para você ficar bem nas redes sociais

PicTricks — Para você ficar bem nas redes sociais

O PicTricks é um serviço que promete fazer edições de imagem de maneira rápida e barata. Indicado para imagens que vão ser publicadas em redes sociais.

10 anos atrás

A questão da edição de imagens está tomando proporções absurdas no mundo da fotografia digital. Não sou ingênuo de achar que isso é uma grande novidade. Stalin já tinha uma equipe fera em edição de fotos nas primeiras décadas do século XX. Da mesma forma, a maioria das ferramentas de edição que temos na barra lateral do Photoshop são ferramentas que existem (ou existiram) nas salas de revelação fotográfica. Antes as alterações drásticas eram reservadas para campanhas publicitárias, editoriais de revistas ou uma encomenda mais elaborada. Mas, o cidadão comum tomou gosto pelas plástica digital e não tem mais como fugir disso. A primeira informação que os clientes pedem é se vai ter Photoshop nas imagens (o programa da Adobe virou referência). Semana passada, vi uma foto com tanta intervenção que o resultado não parece nem um pouco com a modelo. E ela ficou extremamente feliz de se parecer com outra pessoa. A coisa está tão séria, que até foto 3x4 está sofrendo intervenções pesadas.

Provando que talvez esse seja um caminho sem volta, temos o lançamento de mais um serviço (na terra do Tio Sam) que vai de encontro a essa nova necessidade das massas. O PicTricks é um serviço de edição online de imagens que promete resolver todos os seus problemas em 24 horas. Isso mesmo, você pega aquela foto em que você não ficou muito bem (ou que você acha que não ficou bem) envia para o site, paga US$ 5,00 por edição, explica o que quer mudar e no outro dia recebe o serviço feito. O PicTricks se propõe a suavizar pele, clarear dentes, retirar defeitos indesejados de seu rosto, sumir com o ex-namorado de suas fotos e outras intervenções localizadas ou gerais. Existe uma pequena galeria no site mostrando o que eles são capazes de fazer.

Existem diversos sites de edição automática na Web que se utilizam de algoritmos de reconhecimento para fazer esse tipo de edição, mas o PicTricks não trabalha com esse esquema. São editores de imagem humanos que ficam esperando receber as imagens e fazer as mudanças pedidas (provavelmente diversos adolescentes terceirizados que ficam em suas casas recebendo as imagens). O Dpreview fez um teste, enviando uma imagem para ser editada. Segundo eles, com um zoom no monitor fica evidente a edição da imagem, mas para mídias sociais ela fica perfeita. Aliás, esse é o foco do serviço. O PicTricks não quer atender fotógrafos profissionais ou empresas. Eles querem o usuário comum que quer uma foto bacana para colocar em suas redes sociais. Talvez vingue, pois nos Estados Unidos existe um grande campo de exploração para isso. Não sei se daria certo no Brasil.

picTricks

relacionados


Comentários