Meio Bit » Arquivo » Hardware » DARPA deve utilizar o Oculus Rift contra cyber ataques

DARPA deve utilizar o Oculus Rift contra cyber ataques

O objetivo é permitir que sua equipe de soldados high-tech explore redes em três dimensões, usando o equipamento de realidade virtual para colocá-los nas simulações.

10 anos atrás

darpa_oculus

Os hackers a serviço do exército norte-americano deverão começar a utilizar o Oculus Rift contra cyber ataques.

A DARPA, figurinha carimbada e frequentadora assídua do Meio Bit, está testando o uso do Oculus Rift. O objetivo é permitir que sua equipe de soldados high-tech explore redes em três dimensões, usando o equipamento de realidade virtual para colocá-los nas simulações.

O experimento deve ajudar a equipe a ver melhor riscos de segurança nos sistemas próprios ou em redes inimigas.

Chamado de Plano X, o uso do Oculus Rift é apenas um dos novos itens adicionados. A ideia é dar aos hackers militares uma interface que pode ser utilizada para bloquear invasões de redes maliciosas, assim como simular ataques. Eles utilizam-se dos Oculus e controles com sensores de movimento.

A DARPA já tem um demo rodando como prova de conceito. Nele um hacker deve completar uma missão na qual procura por pontos vulneráveis em um sistema, enquanto um inimigo contra-ataca simultaneamente.

O Oculus Rift já despertou o interesse dos militares para uso em combates reais. O equipamento dá a seu usuário um senso de presença, o que o torna excelente para treinamento de guerra. Ele também poderá ser utilizado no treinamento de pilotos, já que a coordenação entre mãos e olhos é a mesma necessária para controlar um jato supersônico.

Um estudo realizado no ano passado descobriu que gamers são os melhores pilotos de drones, pelo hábito de coordenar e processar essas informações.

A Oculus VR, criadora do Oculus Rift, foi adquirida em março último pelo Facebook, e planeja lançar a primeira versão do equipamento destinada ao público consumidor até o início de 2015.

Fonte: VB

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários