Meio Bit » Arquivo » Hardware » Autodesk anuncia cafeteir—digo, impressora 3D OpenSource

Autodesk anuncia cafeteir—digo, impressora 3D OpenSource

Impressão 3D ainda é uma curiosidade no mercado doméstico, e mesmo profissionalmente é lenta, chata e complicada, mas a Autodesk promete mudar isso com o Spark, uma plataforma open source, livre, com licença gratuita que vai otimizar todo o processo. Junto lançarão uma impressora 3D de referência, também aberta, e que pelas fotos também faz Capuccino.

10 anos atrás

cafeteira2

Como sempre o que mata é o preço dos insumos.

Quem é leitor antigo do MeioBit vai achar a história familiar. Em 2013, neste artigo aqui especulei sobre a Autodesk, como estavam se redefinindo de empresa de nicho em uma Casa de Idéias, investindo no mundo mobile, mas que poderiam fazer muito mais. Poderiam ser um momento disruptivo no Mundo 3D.

São úteis, claro que impressoras 3D são úteis, mas quanta gente você conhece que sabe usar um AutoCAD? Desses, quantos sabem usar direito? Domesticamente uma impressora 3D é uma máquina de imprimir bonequinhos baixados prontos, eu aconselhava todo mundo a comprar ações da Tok&Stok, donos dessas impressoras gastarão metade do dinheiro em “toner” e a outra metade em prateleiras.

A solução seria uma forma de facilitar a criação de objetos, seja replicando algo pronto, via scan, talvez com um celular, e uma impressora rápida, simples e sem os problemas das populares, com aquela zona de carretéis de prástico, drivers horrendos e HORAS de trabalho pra fazer uma Smurfette.

Foi exatamente o que a Autodesk anunciou. Pretendem lançar este ano uma impressora 3D ainda sem nome, que obviamente chamarei de Nespresso. Ao contrário das impressoras 3D mais populares, a Nespresso usa estereolitografia, aquela técnica onde uma gosma é excitada (ui!) por um laser, se solidificando. Uma plataforma desce uma fração de milímetro, o laser faz outro contorno, e por aí vai.

Essa técnica é rápida e eficiente, mas costumava ser muito cara. A Autodesk parece ter resolvido isso.

Mais ainda: os planos e esquemas da Nespresso serão distribuídos gratuitamente, para que a comunidade fuce, hackeie, invente, tente, aprimore e crie.

A impressora faz parte do Spark, a plataforma Open Source que a Autodesk lançará, e promete otimizar e facilitar todo o processo de  customização, configuração e impressão de objetos 3D. Em um post em um blog da empresa, Carl Bass, o bam-bam-bam da Autodesk resume perfeitamente meu sentimento quanto a essa tecnologia:

Por anos, tenho estado fascinado pela promessa e frustrado pela realidade da impressão 3D.”

Falou pouco e falou bonito, Carl. O melhor: não é só um blogueiro de mimimi, mas um sujeito que pode fazer algo além de postar foto segurando cartazinho. E fez. Além do Spark ser Free as Freedom, é Free as Beer, não cobrarão pelo licenciamento da plataforma. Mais ainda, a Nespresso funcionará com insumos da Autodesk e de outros fabricantes por design. Não vai rolar a tradicional usura na hora de comprar a “tinta”.

É a revolução que estamos esperando? Talvez, mas com certeza é um ENORME passo pra tornar viável ter em casa uma máquina mágica que reproduza aquelas peças do Banco Imobiliário que a gente vive perdendo.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários