Meio Bit » Baú » Ciência » mySleepButton: o aplicativo que vai ajudar você a dormir

mySleepButton: o aplicativo que vai ajudar você a dormir

O mySleepButton funciona de forma a evitar pensamentos que tiram o sono, ativando um mecanismo que ajuda a trazer o sono. Ele utiliza conceitos da ciência cognitiva, um estudo multidisciplinar do cérebro e os processos que ele envolve.

12/05/2014 às 16:31

mySleepButton

Só quem passa muito tempo na frente de uma tela de computador sabe o quanto é difícil desligar o cérebro ao deitar. Pensando nisso, cientistas desenvolveram um aplicativo para smartphone que usa a imaginação para ajudar você a dormir.

O mySleepButton funciona de forma a evitar pensamentos que tiram o sono, ativando o mecanismo que ajuda a dormir. Ele utiliza conceitos da ciência cognitiva, um estudo multidisciplinar do cérebro e os processos que ele envolve.

Baseado em uma técnica batizada de “cognitive shuffle”, ou mistura cognitiva, em livre tradução, o aplicativo foi desenvolvido pelo pesquisador Luc Beaudoin, da Universidade Simon Fraser, do Canadá. Ele funciona fazendo com que o usuário imagine vários objetos e cenas em um curto espaço de tempo.

Em um momento o usuário é estimulado a pensar em um bebê, depois um jogo de futebol, feijão, uma bola, uma cidade e assim por diante”, afirma Beaudoin. O método é baseado na natureza incoerente do sono.

Conforme você vai entrando no estágio inicial do sono, é comum a tendência a ter vários pensamentos sem conexão. O aplicativo leva o usuário a pensar de forma semelhante, tanto visual quanto aleatória. — Beaudoin

As áreas do cérebro que controlam o sono detectam que o pensamento lógico foi interrompido, isso facilita a transição para o sono de verdade.

O cérebro é basicamente enganado, já que são funções conscientes como planejar, preocupar-se ou pensar em problemas a resolver que retardam o sono quando se vai para a cama.

Quando você pensa em cenas e objetos aleatórios, você não consegue pensar em coisas concretas como seu casamento, divórcio ou a hipoteca. Nossos cérebros funcionam em uma trilha única, é difícil pensar em várias coisas ao mesmo tempo. — Beaudoin

O aplicativo também pode ajudar a melhorar a produtividade durante o dia, já que dormir bem é fundamental para que o cérebro funcione de forma efetiva.

Fonte: IBN Live.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários