Meio Bit » Arquivo » Games » Sony vende suas ações da Square Enix

Sony vende suas ações da Square Enix

Sony anuncia a venda de todas as ações que possuía da Square Enix, deixando de ser a terceira maior acionista da editora. Embora o negócio sirva para colocar algum dinheiro nos cofres da fabricante, ele encerra uma das maiores parcerias entre empresas japonesas de games.

10 anos atrás

final-fantasy-x-hd

Numa atitude que pegou todo o mercado de surpresa, a Sony emitiu um comunicado à imprensa onde revela um acordo para vender todas as 9,5 milhões de ações que possuía da Square Enix, um negócio avaliado em 4,8 bilhões de ienes, ou, cerca de 47 milhões de dólares.

O curioso é que o preço do negócio foi muito inferior aos aproximadamente US$ 157 milhões que essas ações valeriam. Sendo a terceira maior acionista da produtora há mais de 10 anos, o motivo para a venda não foi dado, mas esta provavelmente foi uma das maneiras encontradas pela fabricante para aumentar um pouco os ganhos do ano fiscal que terminará no próximo dia 31.

Com isso, apesar do caixa da Sony dar uma respirada, chega ao fim uma das mais importantes parcerias entre empresas de games no Japão e embora há muito a Square tenha deixado de lançar seus RPGs apenas nas plataformas da família PlayStation, foi muito devido a esta proximidade que por tantos anos vimos os Final Fantasies aparecerem apenas nesses consoles.

Agora, com as ações ficando nas mãos da Nikko Securities, uma das maiores corretoras japonesas, fica a dúvida sobre como a venda poderá afetar o futuro da Square, mas a esperança dos fãs é que o desenvolvimento dos jogos não sejam afetados, ainda mais depois do presidente da editora ter dito que eles pretendem voltar às origens.

Por fim, chama a atenção a forma como a Sony não tem feito a menor cerimônia para se desfazer de boa parte de suas propriedades e por tudo o que tem acontecido nos últimos meses, acho que essas vendas continuarão sendo anunciadas. A questão é, qual será a próxima?

Fonte: Siliconera.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários