Meio Bit » Arquivo » Ciência » SciCast 024 — Método Científico

SciCast 024 — Método Científico

Você sabe a diferença entre os métodos dedutivo e indutivo? Hipótese e Postulado? Investigue onde ficam os ouvidos das aranhas, com quantas hipóteses se faz uma boa ciência e se está na hora de você voltar para a prancheta. Neste episódio deixamos o placebo de lado e utilizamos o melhor método #SciCast de informação com uma boa dose de ceticismo para acompanhar.

10 anos atrás

SciCast_MP3Cover4

Você sabe a diferença entre os métodos dedutivo e indutivo? Hipótese e Postulado? Investigue junto com SilmarAndréJorgeRonaldo e a nossa radiante Estrela (that's her name…), além da metódica ajuda de nossos convidados especiais Gilmar Lopes (E-Farsas) e Roberto Takata (Gene Repórter), onde ficam os ouvidos das aranhas, com quantas hipóteses se faz uma boa ciência e se está na hora de você voltar para a prancheta. Neste episódio deixamos o placebo de lado e utilizamos o melhor método #SciCast de informação com uma boa dose de ceticismo para acompanhar.

Finalmente, iremos entender de uma vez por todas o que é afinal esse tal de método cientifico e como ele funciona. De que maneira os cientistas chegam a um resultado final em suas pesquisas (ou não?). Vamos descobrir também como a ciência evoluiu através dos tempos, e o quão importante foi para o ser humano cultivar o hábito de questionar o mundo a sua volta.

Não tenha medo de sair da caverna e se aventurar em um universo de questionamentos, sucessos e fracassos. E como já aprendemos nas aulas anteriores, na ciência não existe fracasso, apenas não se atingiu o objetivo desejado naquele momento (rá).

Visite o hotsite do SciCast para fazer o download e ler outras informações relacionadas.

relacionados


Comentários