Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Adobe Lightroom 5.4 e o Lightroom Mobile

Adobe Lightroom 5.4 e o Lightroom Mobile

E a Adobe atualiza o Camera RAW e o Lightroom trazendo também a novidade da versão mobile do Lightroom para iPad 2.

10 anos atrás

Hoje, ao abrir o Photoshop Lightroom, recebi uma notificação de atualização. Isso já se tornou normal, visto que novas câmeras estão chegando ao mercado e tal atualização periódica se torna necessária, mas uma novidade chamou atenção na lista de novas funcionalidades. Estou falando da compatibilidade com o Lightroom Mobile. A Adobe lançou a versão do aplicativo para iPad e o mesmo se mostra muito competente em executar várias opções de edição de imagem e se mostra importante na organização dos arquivos de imagens do iPad, assim como a versão desktop. O interessante é que você pode sincronizar os seus arquivos entre o iPad e o desktop utilizando a nuvem.

É possível sincronizar edições, coleções e metadados entre os catálogos do iPad e do computador (Mac ou Windows). O aplicativo faz importação automática das fotos feitas pelo iPad e sincroniza com o programa do computador. Também é possível fazer a edição off-line das imagens. Porém, a brincadeira só funciona com o Lightroom 5.4 e o iPad a partir da segunda versão rodando o iOS 7. O download do Lightroom mobile é gratuito, porém (sempre existe um porém) é necessário que você tenha uma assinatura do Creative Cloud para que ele funcione. Nos Estados Unidos, a assinatura mais atrativa é a  Photoshop Photography Program onde você tem o Lightroom 5, o Photoshop CC, o Lightroom Mobile e 20 GB de armazenagem na nuvem pela fortuna de US$ 9,90 por mês. Pelo menos hoje (08/04) a mesma oferta parece estar disponível para os brasileiros no site da Adobe do Brasil.

Junto com a nova atualização do Lightroom, a Adobe também liberou a nova versão do Adobe Camera RAW (versão 8.4). Além de corrigir bugs das versões anteriores, o novo Camera RAW oferece suporte para as novas câmeras lançadas (como a Nikon D4s) além de implementar algumas novas funcionalidades. Uma pequena observação é que a nova versão do Camera RAW não vai funcionar no Windows XP, no Windows Vista ou no Mac OSX 10.6.

lightroom mobile

Fonte: Dpreview.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários