Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sony A7S é oficial — full frame com filmagem em 4K

Sony A7S é oficial — full frame com filmagem em 4K

A Sony chega com sede ao pote e acaba de anunciar a sua terceira câmera mirrorless com sensor full frame. A diferença desta nova Alpha A7s é que ela pode gravar vídeos em Ultra HD (4K) com a ajuda de uma unidade de armazenamento externo. Um equipamento interessante.

10 anos atrás

A Sony, mesmo não conseguindo dominar fatias maiores do mercado, vem desenvolvendo equipamentos muito interessantes e se colocando como uma das grandes desenvolvedoras de inovações e tecnologia no mercado fotográfico (há 10 anos atrás eu nunca imaginaria que iria escrever isso). Agora eles estão colocando no mercado a nova A7S, uma mirrorless que vai chegar com sensor full frame, para a alegria de muitos. Não é a primeira câmera da empresa com essa característica, já que tivemos recentemente o lançamento das Sony A7 e A7R, as primeiras mirrorless full frame do mercado. Essa nova câmera não chega para concorrer com as irmãs mais velhas, mas sim para criar uma nova categoria dentro dos equipamentos oferecidos pela empresa. Aliás, a Sony deve ser a empresa que mais possuí modelos full frame em comercialização atualmente.

A Sony A7S chega para os consumidores com um sensor full frame de “apenas” 12 megapixels. Isso mesmo, uma densidade de pixels muito baixa em um equipamento da empresa que praticamente criou a “guerra dos megapixels”. Mas, voltando ao assunto, a câmera deve oferecer um ótimo resultado em baixas luzes e, para provar isso (ou se apoiar) a velocidade ISO pode ir de 50 até 409.600, sendo que no vídeo esses valores mudam para 200 a 409.600. Informações sobre o range dinâmico não foram divulgadas, mas deve ser uma coisa interessante de se ver. A câmera está equipada com o processador Bionz X, possui um visor eletrônico de 0,5 polegada com 2 megapixels de resolução e um visor LCD TFT com 3 polegadas. Além das conexões normais, a câmera pode descarregar as imagens via Wi-Fi e também está equipada com a tecnologia NFC (Near Field Communication).

Porém, nada disso que falei (embora sejam características impressionantes) é o motivo para o qual a câmera está chamando (e vai chamar) mais atenção. A câmera é capacitada para gravar vídeos em Full HD em seu armazenamento interno (cartões SD) com 60, 30 ou 24 fotogramas por segundo. Porém, acoplada a uma unidade de gravação externa (via porta micro-HDMI) a câmera pode gravar vídeos em QFHD com resolução de 3840×2160 com 30 fotogramas por segundo. A Sony afirma que o vídeo é gravado com a informação completa do sensor, sem a necessidade de agrupamento de pixels (pixel binning). Ao contrário de outros equipamentos, o vídeo não está preso ao formato AVCHD, podendo gravar no sistema XAVC S com taxa de bits de até 50 MB/s. A câmera também pode gravar os dois formatos de vídeo (Ultra HD e HD) simultaneamente.

Agora que eu estava formando minha coleção de filmes em Full HD o formato vai mudar. Mas, a tecnologia tem que caminhar. Ainda não há preço ou data de disponibilidade para a nova câmera, mas muitos sites gringos estão falando em US$ 2.000.00 como preço médio para o equipamento.

SonyA7s

Fonte: FotoActualidad e Dpreview.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários