Meio Bit » Arquivo » Hardware » Bug no iOS 7.1 permite desligar Find My iPhone e deletar conta do iCloud sem digitar senhas

Bug no iOS 7.1 permite desligar Find My iPhone e deletar conta do iCloud sem digitar senhas

Uma falha no iOS 7.1 que envolve o Find My iPhone, o recurso que localiza seu querido smartphone onde quer que você esteja, permite que o ladrão possa deletar até a conta do iCloud sem digitar senhas!

10 anos atrás

iphone-5s-ios-7

Vou contar um segredo: sistemas são falhos pois humanos são falhos. Não existe um programa, sistema operacional ou coisa que o valha 100% livre de bugs, brechas e vulnerabilidades. Isso é algo que os usuários de Linux bradam aos quatro ventos quando na verdade o sistema livre não é apinhado de vírus porque com traço de market share, é muito mais negócio - do ponto de vista de causar mais danos - atacar o Windows. O mesmo acontece com o Mac, embora ameaças voltadas para ele tenham aumentado nos últimos anos.

No mundo dos smartphones e tablets é a mesma coisa. O Android é o alvo preferido dos hackers por ser mais popular, mas a menor visibilidade do iOS não quer dizer que ele é perfeito lindo maravilhoso e etc. Nós já relatamos diversos bugs que o sistema mobile da Apple tem apresentado nos últimos anos, e o mais recente que veio para engrossar a lista é de certa forma bem sério.

A falha envolve o Find My iPhone, o recurso que localiza seu querido smartphone onde quer que você esteja. Ao clicar no alternador do recurso e o botão Deletar Conta ao mesmo tempo e resetar o aparelho, é possível deletar a conta do iCloud sem que o sistema peça qualquer tipo de senha ao usuário. Com isso é possível ligá-lo ao iTunes e restaurá-lo sem problemas e com o Find My iPhone desligado, é impossível bloquear o aparelho remotamente.

Entretanto é preciso levar algumas coisas em conta: o método só funciona se o aparelho não tiver uma senha de bloqueio da tela, e embora seja simples de ativar o recurso muita gente utiliza seus iPhones sem ativá-lo (ninguém me contou, eu vi). E ainda que alguém diga que não tenha conseguido reproduzir o bug, muitos usuários estão relatando que já o fizeram em aparelhos recentes, como o iPhone 5 e 5s. A título de comparação o iPhone do vídeo é um 4S com iOS 7.1 instalado, portanto o bug é real e precisa ser corrigido.

Em todo caso é possível evitar esse problema adicionando uma camada de segurança a mais: ative as Restrições em Ajustes -> Geral, e atribua uma senha (que pode ser diferente da usada na tela de bloqueio). Por fim marque "Não permitir alterações" em Serviços de Localização. Com isso o alternador do Find My iPhone vai ficar desabilitado, impossibilitando a exploração do bug.

Fontes: PA e MM.

relacionados


Comentários